A Escola Estadual Antônio João Ribeiro foi entregue nesta quarta-feira (22) totalmente reformada, em Macapá. A instituição atende mais de 500 alunos e 120 profissionais, que contarão com uma nova metodologia de ensino. Com mais esta unidade de ensino, já são 8 escolas inauguradas em menos de 1 ano e 5 meses de gestão.
A professora de educação física Valeria Beckman, de 45 anos trabalha na unidade de ensino há quase duas décadas, e afirma que o local melhorou muito em questões estruturais e de aprendizado.
“Esta reforma tornou a escola mais viva e alegre. A quadra que uso para dar aula está muito diferente, e agora os estudantes podem, após cada aula, tomar banho e voltar para a sala de aula limpos. Precisamos de instrumentos que garantam o suporte eficiente ao nosso trabalho”, celebrou a professora Valeria.
Entre as principais mudanças da Escola Antônio João, estão as salas de aula. O projeto “Laboratórios de Aprendizagens enquanto Ambientes de Estudo” transformou os tradicionais locais de ensino, potencializando o trabalho e estimulando o aprendizado dos estudantes.
O professor de geografia Marcio Fonseca, de 46 anos, atua na unidade de ensino há mais de uma década, e afirma que as novidades dinamizam os recursos de cada componente curricular.
“Cada professor agora possui sua sala para preparar as aulas, e o aluno não fica mais só apenas em uma sala, ele circula pelos laboratórios. Percebemos que o comportamento deles melhorou graças às mudanças que estão acontecendo”, afirmou Fonseca.
A diretora da unidade, Edina Maria de Oliveira, destacou a felicidade dos estudantes com a reforma. Com a mudança na metodologia de ensino, a escola se torna uma referência estadual e orgulho para a comunidade.
“É praticamente outra escola. Nossos professores e estudantes estão muito animados com as mudanças, e isso nos incentiva a fazer o melhor para eles. Agradecemos às pessoas que lutam todos os dias por uma educação de qualidade e que transformam vidas”, ressaltou Edina.
O Governador Clécio Luís Vieira acredita que a nova metodologia de ensino vai ajudar muito no processo de ensino aprendizagem, e é um modelo usado em outros estados que deu certo. A ideia é levar esse modelo de ensino para mais escolas do Amapá.
A revitalização da escola Estadual Antônio João recebeu investimentos do Governo do Amapá de mais de R$ 1 milhão. Entre os equipamentos reformados, estão a quadra poliesportiva, salas de aula, refeitório, cozinha, biblioteca e auditório.