Alunos da rede pública de ensino puderam participar da programação de abertura do Equinócio das Águas, nesta segunda-feira, 20, no Monumento Marco Zero do Equador. “É algo diferente. E ainda foi a primeira vez que estive aqui, no Marco Zero”, comemorou a estudante, Ágata Letícia. Ela esteve entre os cerca de 60 participantes da oficina de astronomia do Equinócio das Águas 2023.
A oportunidade de aprender, na prática, como o fenômeno natural ocorre, foi realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com professores de física do Instituto Federal do Amapá (Ifap).
“Nas oficinas, repassamos aos estudantes de maneira didática como ocorre o fenômeno, mostrando os movimentos da terra e evidenciando que no equinócio, dia e noite têm a mesma duração de tempo”, destacou o professor, Cássio Renato.
Ao longo do dia, ainda houve apresentações artísticas e de Marabaixo para celebrar a chegada do equinócio, que aconteceu oficialmente às 18h24.
A programação seguiu com visitação ao monumento, feiras de artesanato e gastronomia, além de demonstrações de salvamento em altura, feitas por militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP).

Equinócio das Águas
O Equinócio acontece duas vezes ao ano: a primeira delas em março, conhecida como Equinócio das Águas e outra, em setembro, o Equinócio da Primavera. O fenômeno pode ser visto no Monumento Março Zero, que ocorre quando o sol se posiciona no obelisco e projeta a sombra nos hemisférios norte e sul ao mesmo tempo.
Ascom Secom