Segundo dados atualizados na sexta-feira, 19, o Hospital de Emergência do Amapá (HE) zerou mais uma vez a fila de cirurgias ao realizar 76 procedimentos em apenas uma semana. A unidade de saúde, desde o ano passado, busca agilizar o atendimento de demandas cirúrgicas, melhorando a qualidade pelo programa Zera Filas, que já garantiu mais de 3 mil procedimentos.
Nesta semana, foram realizadas 55 cirurgias ortopédicas, uma das maiores demandas do bloco cirúrgico, que diariamente efetua de 12 a 14 procedimentos. Também foram feitas 4 intervenções gastrointestinais, 3 cirurgias vasculares e 9 gerais.
O diretor da unidade, Elmano Martins, reforça que o HE é um hospital de urgência e emergência, que atende no Bloco Cirúrgico pacientes vítimas de acidentes automobilísticos, domésticos ou de armas brancas e de fogo que necessitam de intervenção médica imediata.
“Conseguimos dar vazão aos pacientes essa semana com um número expressivo de procedimentos cirúrgicos. É uma grande realização, pois, apesar da grande demanda que recebemos todos os dias, a parte da cirurgia no hospital de emergência está controlada pelo excelente quadro de profissionais e suas especializações”, ressalta Martins.
Desde o primeiro dia de gestão, a saúde pública é prioridade do Governo do Amapá, que atua para oferecer um atendimento digno e humanizado à população com aquisição de equipamentos, criação de programas assistenciais em saúde e compra de medicamentos.
Investimento
Para ampliar a realização de procedimentos cirúrgicos no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, o Governo do Amapá investiu em uma nova mesa cirúrgica utilizada para operações ortópedicas de grande porte como as cirurgias de fêmur, tíbia e fíbula que até então eram realizadas somente pelo Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal). O equipamento foi adquirido com recursos no valor de R$ 170 mil, do Tesouro Estadual.
A mesa tracionada é considerada um dos equipamentos centrais para o sucesso de intervenções de alta complexidade. Nas próximas etapas, a equipe médica vai realizar testes e treinamento para o uso adequado da ferramenta, que irá aumentar a eficácia nas cirurgias e o número de especialidades atendidas pelo HE.
Zera Fila no Hospital de Emergência
Desde o primeiro mês de 2023, o Governo do Amapá já investiu R$ 1,7 bilhão na saúde pública. Somente no HE, o programa Zera Fila garantiu 2.937 procedimentos ortopédicos. Além do mutirão de cirurgias, a unidade de saúde recebe melhorias estruturais.
Já são mais de 80 espaços reformados e ampliados, entre ambientes como enfermarias, ambulatórios clínicos, banheiros, sala de medicação, sala vermelha, sala de curativos, ambulatório, recepção, sala de coleta, laboratório e posto de enfermagem. O prédio também teve todo o telhado trocado por um novo.
Com informações de Thaysa Ruane