Entrega das máquinas beneficia diretamente 30 famílias de agricultores.
Com o apoio do Governo do Amapá, o município de Serra do Navio, localizado a 210 km da capital, realizou no sábado, 13, a 1ª edição do Agrofest. Na ocasião, foi lançado o Banco de Sementes de Mandioca e também ocorreu a entrega de 30 perfuradores de solo do programa Amapá Cacau.
A iniciativa, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), integra o Plano de Governo da gestão, que busca implementar políticas públicas de potencialização do produtor rural para o mercado empreendedor.
Durante a feira do produtor, a SDR acompanhou o curso prático de manejo de açaí que capacitou cerca de 40 agricultores. Além disso, acompanhou as ações do programa Amapá Cacau, localizado na Comunidade Água Branca e que vai beneficiar diretamente 30 famílias, que irão receber, cada uma, mais de 1,1 mil mudas para o plantio de um hectare.
“O Governo do Estado trabalha para garantir cada vez mais benefícios, gerando resultados na cadeia do desenvolvimento econômico da produção rural. O Banco de Sementes, o programa Amapá Cacau e técnicas de manejo do açaí estão entre os benefícios para os agricultores. A ideia é estruturar, incentivar e capacitar os interessados, para que possam empreender a partir de seus produtos”, ressalta o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Rafael Martins.
O agricultor Manoel Gadelha Moraes, de 59 anos, está entre os agricultores que receberam a máquina perfuradora de solo, equipamento que irá ajudar no plantio de cacau.
“Eu trabalho com o plantio de açaí, mandioca e agora estou animado para começar a plantar cacau. Esse apoio melhora a nossa vida, nos faz empreender e também dá novos direcionamentos, esse apoio com certeza será de grande ajuda”, ressalta o serrano.
O programa de expansão que vai abranger os 16 municípios é fruto do termo de cooperação técnica firmado entre a SDR e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) do Ministério da Agricultura, que vai fornecer as sementes de cacau. A partir de segunda-feira, 15, as equipes da Secretaria de de Desenvolvimento Rural chegam nos distritos de Tracajatuba e São Joaquim do Pacuí para ministrar o curso de boas práticas para o plantio e colheita de mandioca.
Eliana da Costa Nunes, 42 anos, é mãe de cinco filhos e conta que a maior parte do sustento da casa vem dos produtos que ela cultiva no campo. Com o apoio do Governo do Estado, a agricultora conta que terá ainda mais oportunidades para consagrar seu negócio.
“Meu sonho é me tornar uma empreendedora, comercializar meus próprios produtos e expandir meu local de trabalho. Agora, com ajuda, a gente se sente mais confiante, sabe: Acredita que é possível”, afirma Eliana, emocionada.
Com informações de Alexandra Flexa