Saúde

Em fevereiro, 480 cirurgias foram realizadas no Hospital de Emergência de Macapá

O Governo do Amapá garantiu a realização de 485 cirurgias somente no mês de fevereiro no Hospital de Emergência (HE), em Macapá. Cerca de 62% dos registros foram de cirurgias ortopédicas, que somam mais de 300 operações. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e mostram que houve um aumento de 16% nos procedimentos em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em janeiro deste ano, o Governo do Estado entregou ao hospital dois novos carros anestésicos, além de ampliar a oferta leitos de UTI e avançar na modernização e revitalização dos espaços físicos da principal unidade de saúde de urgência e emergência do Amapá.

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“Os investimentos na Saúde são permanentes e prioridade da gestão. Com eles conseguimos promover melhorias em toda a nossa rede. Em fevereiro do ano passado, o HE realizou 415 procedimentos, então tivemos um aumento de 70 cirurgias para este ano. Isso é possível porque conseguimos modernizar o centro cirúrgico com equipamentos novos como os carros de anestesia, arco cirúrgico e outras ações que permitem com que a condição de atendimento melhore tanto para os pacientes quanto para os profissionais, que conseguem dar mais resolutividade e qualidade no acompanhamento do paciente”, reforçou a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli.

Outros procedimentos também tiveram destaque, como as cirurgias gerais, com 123 realizações; e cirurgias vasculares, que somaram 27 intervenções médicas. Do total, 205 cirurgias foram de urgência e emergência, enquanto 280 foram eletivas, totalizando 485 operações ao todo.

“Com a chegada de novos equipamentos o paciente fica melhor assistido. Os carros de anestesia, por exemplo, têm interferência positiva nos procedimentos dando mais segurança na hora da cirurgia, o que resulta no aumento dos procedimentos realizados”, explicou o diretor do Hospital de Emergência, Emanoel Martins.

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Confira os procedimentos mais realizados no HE:

  • Ortopedia – 300 (61,86%)
  • Cirurgia geral – 123 (25,36%)
  • Cirurgia vascular – 27 (4,13%)
  • Gastroenterologia – 18 (3,7%)
  • Urologia – 11 (2,27%)
  • Bucomaxilo – 03 (0,62%)
  • Cirurgia Plástica – 02 (0,40%)
  • Cirurgia Neurológica – 01 (0,21%)

Operação Dr. Teles

Criado pelo Governo do Amapá, no dia 11 de fevereiro de 2023, a operação Dr. Teles oferece tratamento domiciliar a pacientes do Hospital de Emergências (HE) de Macapá. A maioria dos atendidos são adultos com casos de média e baixa complexidade que são acompanhados até a recuperação definitiva.

O programa seleciona pessoas que deram entrada no HE apresentando casos com maior probabilidade de alta hospitalar. A partir da triagem feita pela equipe médica, o paciente recebe um plano terapêutico, que será executado ao longo do tratamento.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também disponibiliza aos pacientes toda a medicação e insumos para os procedimentos, além da assistência diária através de uma equipe multiprofissional formada por médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos.

Investimento

Priorizando a saúde pública, o Governo do Amapá revitalizou, ampliou e reformou 83 espaços do HE, desde 2023. O investimento, de mais de R$ 5 milhões, permitiu realizar obras de intervenção, amenizando problemas crônicos na infraestrutura da unidade, garantindo mais dignidade no atendimento aos pacientes. Os recursos são do Tesouro Estadual.

 

 

Com informações de Jamile Moreira