Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam um cenário preocupante: um aumento de 6,1% nos casos de feminicídio consumado e um expressivo incremento de 16,9% na forma tentada. A violência contra mulheres negras também apresentou uma escalada alarmante, com 61,1% das vítimas de feminicídios sendo mulheres negras. Outro dado alarmante é o aumento de 37% nos casos de importunação sexual registrados, totalizando 27.530 casos.
No último ano, a PRF registrou 96 casos de importunação sexual nas rodovias federais, um índice alarmante que representa quase o dobro , evidenciando a necessidade de ações mais efetivas e integradas em todo o território nacional.
Nesse contexto, a operação visa também chamar a atenção da sociedade por meio de ações educativas e preventivas voltadas ao combate a crimes de violência contra a mulher, com especial atenção para os casos de importunação sexual no transporte de passageiros.
É fundamental ressaltar o papel crucial das policiais femininas nesse processo. Elas desempenham um papel fundamental como garantidoras da segurança pública, demonstrando competência e dedicação em suas atividades operacionais, sendo necessário, valorizar o espaço conquistado por essas mulheres e aumentar sua visibilidade junto à sociedade.
A PRF reafirma o compromisso da instituição em garantir a proteção e o bem-estar das mulheres, especialmente no contexto do Dia Internacional da Mulher, e busca contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as mulheres possam viver livres de violência e discriminação.
A Operação inicia as 07:30h e termina às 09h, na Unidade operacional do km 08 da BR 210, com abordagens a transportes coletivos em todo o trecho urbano.
Com informações do Núcleo de Comunicação Social PRF no Amapá