Educação

Educação: Macapá recebe nova Escola SESI de Referência

Uma escola que incentiva a autonomia e o protagonismo estudantil, com espaços de aprendizagem baseados em uma proposta pedagógica alinhada às diretrizes do Novo Ensino Médio. Essa é a Escola SESI de Referência, inaugurada nesta quarta-feira, 16 de agosto, em Macapá, em cerimônia que reuniu autoridades locais e de outros estados.

“É Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Aqui nesta escola estamos entregando a nova educação, de futuro, por isso se chama Escola de Referência. Mais importante que toda a obra física, é a obra intelectual, acadêmica que nós entregamos à comunidade amapaense”, frisou o Diretor Regional do SESI SENAI Amapá, Sergio Moreira.

Foto: Ascom Sesi/Senai

Ex-aluno da Escola SESI, o governador do estado, Clécio Luis, também destacou o fator inovação na entrega da nova escola. “Eu tenho uma relação afetiva com a Escola Visconde de Mauá. Estudei aqui durante três anos da minha vida. Por isso e pelo que está se entregando à sociedade, uma escola nova, com uma arquitetura totalmente inovadora, e, sobretudo, com uma metodologia inovadora, parabenizo o SESI”, acrescentou.

Estrutura inovadora

Com aproximadamente 2.500 m² de área construída, a nova unidade está instalada na Escola SESI Visconde de Mauá, no bairro do Trem. O espaço tem 11 salas de aulas temáticas, também denominadas de ambientes de aprendizagem, sendo 8 delas dedicadas exclusivamente para as grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias, contando também com uma sala exclusiva para a prática da robótica educacional e cultura maker.

A superintendente do SESI Amapá, Alyne Vieira, destaca que a nova instituição de ensino não representa apenas a infraestrutura. “Representa também uma ruptura no ensino, com uma nova forma de ensinar, focada no Ensino Médio, mas com projeto para extensão aos demais segmentos. A gente entende que é preciso avançar, seja com tecnologia, com inovação, com capacitação docente e com a participação da comunidade escolar, envolvendo pais e alunos”, completa a gestora.

Foto: Ascom Sesi/Senai

Diferenciais

A unidade traz um método de ensino totalmente inovador, com foco na tecnologia, interdisciplinaridade, trânsito livre dos alunos e estímulo à criatividade. Isso facilita o acesso a recursos e ferramentas de ensino e aprendizado, tanto para professores quanto para estudantes, proporcionando novas combinações de conhecimento, necessárias para o desenvolvimento dos profissionais que o novo mercado de trabalho exige.

Nesse novo formato, quem troca de sala de aula são os alunos. Assim, os espaços, desenhados especialmente para cada área do conhecimento, com equipamentos e materiais didáticos específicos, ficam à disposição dos professores para organização de acordo com o conteúdo.

Foto: Ascom Sesi/Senai

Por meio do estímulo à investigação, conexões de ideias e criação de possibilidades, os alunos são incentivados a se apropriar do caminho e do processo, com foco no verdadeiro aprendizado e entendimento dos conteúdos apresentados pelos professores. Na nova Escola SESI de Referência, os professores são os grandes mediadores do processo e buscam incentivar os alunos a irem além da teoria.

Para o ano letivo de 2024, a estrutura da escola está organizada para atender até 640 alunos de Ensino Médio divididos no período matutino e vespertino.