Economia

Editais que incentivam a bioeconomia e a produção científica no Amapá serão lançados durante Startup20

Durante o Startup20, o maior evento internacional de inovação e tecnologia, que acontece no Amapá, a partir de sexta-feira, 23, o Governo do Estado e outras instituições vão lançar editais que apoiam e incentivam a produção científica e a bioeconomia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Realizado pela Associação Brasileira de Startups, com apoio do Governo do Amapá e do Sebrae, o encontro vai reunir mais de 600 pessoas, incluindo representantes de 19 delegações internacionais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO STARTUP20 NO AMAPÁ

Ao longo do evento, o Governo do Estado vai lançar o edital do programa Doutor Empreendedor, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), e voltado para pessoas envolvidas em atividades acadêmicas e científicas. A iniciativa vai custear cinco projetos de pesquisa que apresentem, como produto final, o desenvolvimento de novas tecnologias, processos ou serviços.

Tecnova e Hub de Inovação

Durante a abertura do Startup20, será apresentada a prévia do edital do programa ‘Tecnova III’, resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo do programa é auxiliar empresas amapaenses no desenvolvimento de produtos ou processos inovadores em setores importantes da economia.

Tanto o ‘Tecnova III’ quanto o Doutor Empreendedor buscam promover a elaboração de pesquisas que identifiquem estratégias inovadoras e ecologicamente viáveis para impulsionar a economia social, gerando emprego e renda, além de proporcionar qualidade de vida à população.

A programação também inclui a assinatura de uma Carta de Compromisso entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional com o Governo do Estado, para o investimento em recursos que possam viabilizar a criação do Hub de Inovação do Amapá. Os espaços consistem em ambientes físicos ou on-line para conexão e desenvolvimento de soluções inovadoras.

Startup Indústria

Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o edital vai selecionar empresas novas no setor industrial que apresentem projetos inovadores para o mercado. A iniciativa contemplará 10 startups do estado que receberão mentorias, além de concorrerem a prêmios em dinheiro para auxiliar no custeio do projeto.

Startup20 no Amapá

O Amapá é sede do maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae. O evento internacional, inédito no Brasil, reúne autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta.

Em 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado, que desenvolve políticas públicas de incentivo à inovação, empreendedorismo e a bioeconomia, assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização, em solo amapaense, do encontro que abre oficialmente uma série de eventos do Startup20, que ocorrerão no país, durante o ano.

A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.

 

Com informações de Crystofher Andrade