Segurança

Durante curso bombeiros do Amapá simulam explosão de bomba em cinema de Macapá

Compartilhe

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, simulou nesta quinta-feira, 20, a explosão de uma bomba, para encerrar o 1º Curso de Operações de Atendimento Pré-Hospitalar da corporação.

A simulação, realizada com todas as medidas de segurança, na sala de cinema de um shopping, na Zona Sul de Macapá, serviu para os 19 alunos-militares colocarem em prática as técnicas de salvamento especializado que aprenderam durante as mais de 390 horas de curso, ministradas por instrutores do CBM do Amapá, treinados por especialistas de São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

O major Anderson Galeno, explicou que a simulação na sala de cinema de um shopping foi escolhida por representar um local que sempre tem concentração de pessoas e por já ter registrado cenários semelhantes e reais em outros países.

“Criamos um cenário semelhante a realidade para que os alunos pudessem desenvolver as técnicas aprendidas. Quando ocorre um sinistro como o que foi simulado, alguém solicitar apoio e o suporte inicial é feito por uma equipe de triagem, que identifique as vítimas e avaliam como elas se encontram. O objetivo é classificar cada uma conforme a gravidade, enquanto é estabelecido a conexão com outras unidades da corporação”, explicou o major.

Segundo o instrutor, uma das primeiras medidas repassadas durante o curso, que os socorristas devem empregar nas operações de salvamento, é a triagem de feridos, classificando as vítimas por cores para estabelecer a gravidade: vermelho (mais graves), amarelo (média gravidade) e verde (baixa gravidade), a partir daí o atendimento médico é iniciado.

Para garantir mais realismo à simulação, alunos do curso de teatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), interpretaram o papel de vítimas, para compor o cenário da crise pós-explosão, que foram feitas na área do cinema do Shopping, parceiros na operação.

Foto: Ascom GEA

Durante as aulas do 1º Curso de Operações de Atendimento Pré-Hospitalar os alunos aprenderam técnicas de salvamento aquático, atendimento a pacientes em surto psiquiátricos, primeiros socorros, técnicas de triagem e aplicação dos primeiros protocolos de atendimentos aos feridos.

Foto: Ascom GEA

As aulas foram ministradas na Academia de Bombeiros Militar, que compõem o complexo da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (AIFA).

Com informações Ascom GEA

Compartilhe