Educação

Doutorados em Educação e em História serão ofertados pela Unifap

Compartilhe

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou as propostas de criação dos dois novos cursos de pós-graduação.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), aprovou as propostas de criação de dois novos doutorados na Universidade Federal do Amapá (Unifap): Doutorado Acadêmico em Educação e Doutorado Profissional em Ensino de História, vinculado ao Mestrado Profissional em Rede em Ensino de História (ProfHistória). O resultado das aprovações foram divulgadas na primeira quinzena do mês.

O Doutorado em Educação é uma proposta interna, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unifap, que já oferta o Mestrado em Educação desde 2017. O Doutorado Profissional em Ensino de História será um programa de pós-graduação em rede nacional, vinculado ao Mestrado Profissional de Ensino de História (ProfHistória), no qual a Unifap é uma das 39 instituições de ensino superior participantes.

De acordo com o diretor do Departamento de Pós-graduação, Prof. Dr. Fernando Medeiros, os cursos estão sendo organizados e normatizados para que possam realizar o primeiro processo seletivo ainda este ano. Ele ressalta que a pós-graduação é responsável, em grande parte, pelo desenvolvimento da pesquisa em uma nação.

“A Universidade vem gradativamente crescendo na pós-graduação e isso tem sido uma contribuição gigantesca para o estado do Amapá, com a formação de pessoas qualificadas, de alto nível, contribuindo assim para o desenvolvimento de toda a sociedade. Hoje, a gente pode afirmar que nenhuma sociedade consegue se desenvolver sem a pesquisa e sem o desenvolvimento da educação”, afirma o diretor.

Doutorado em Educação

O Doutorado Acadêmico em Educação tem como objetivo formar pesquisadores e pesquisadoras capazes de desenvolver pesquisas em Educação na Amazônia, evidenciando seus aspectos políticos, sociais, históricos e culturais, fundamentadas em processos educacionais inclusivos e democráticos.

De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), Profa. Dra. Ilma Barleta, a pós-graduação possibilitará a produção de conhecimentos científicos em Educação, em nível de elevada qualificação, com impacto social, cultural e econômico, além de contribuir para formulação de políticas e práticas voltadas para ampliação do acesso e para a melhoria da qualidade da educação.

“O curso de Doutorado em Educação também propiciará a inserção acadêmica-social do Programa na região, mas particularmente no estado do Amapá, em interface com a rede de ensino básico, trazendo contribuições para o enfrentamento da exclusão que ainda é vivenciada pelas populações originárias e locais da Amazônia amapaense”, afirma a Profa. Dra. Ilma Barleta.

A Profa. Dra. Ilma Barleta também ressalta a construção coletiva que tem possibilitado a expansão e consolidação do Programa de Pós-graduação em Educação da Unifap. “Isso se expressa no ingresso em 2023 de 46 estudantes no Mestrado e a aprovação do Doutorado pela Capes. Os avanços conquistados são fruto do compromisso social e institucional dos docentes, discentes, egressos e técnica administrativa do PPGEd que atuam de forma coletiva e consciente dos desafios impostos pelo Sistema Nacional de Pós-graduação do país em um cenário de desigualdades sociais e educacionais”, avalia.

O Doutorado terá como área de concentração “Educação, Políticas e Culturas”, com duas linhas de pesquisa: “Educação, Culturas e Diversidades” e “Política Educacional”.

Doutorado em Rede Nacional em Ensino de História

O Doutorado Profissional em Rede Nacional em Ensino de História terá como público alvo professores da educação básica em efetivo exercício no ensino de História. As linhas de pesquisa serão “Saberes Históricos no Espaço Escolar”, “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”, “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória” e “Ensino de História e Políticas Públicas”.

A pós-graduação em rede será ofertada pela primeira vez pelas instituições de ensino superior que fazem parte da rede nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). O representante da Unifap na comissão de elaboração da proposta de criação do Doutorado, Prof. Dr. Alexandre Alves Júnior, destaca que um dos diferenciais do doutorado será que as propostas de processos ou produtos pedagógicos deverão ser aplicadas nas escolas ou em espaços não-formais de ensino de História.

“No ProfHistória, o mestrando faz uma proposta de um processo pedagógico ou de um produto pedagógico e ele é validado pela banca de defesa. Já no doutorado, o estudante terá que aplicar, invariavelmente, em sala de aula ou espaços não-formais de educação como museus, praças públicas, etc, essa proposta pedagógica e se debruçar sobre a análise desses resultados preliminares dessa aplicação”, explica o Prof. Dr. Alexandre Alves Júnior.

O ingresso de alunos será realizado de maneira semipresencial, por meio da análise de projetos de pesquisa dos candidatos em duas fases: uma etapa local, com a seleção de projetos de pesquisa e arguição oral; e uma etapa nacional, que consistirá em exame oral, com arguição dos projetos de pesquisa realizado por bancas nacionais.

Em seis anos, o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) formou aproximadamente 50 mestres em ensino de História no Amapá e tem uma procura anual entre 80 a 110 inscrições em seu processo seletivo.

“Isso demonstra uma demanda reprimida no estado de que as pessoas possam cursar os seus mestrados e doutorados sem haver a necessidade de ir para outro estado, a não ser que queiram, muitas vezes impedindo a pessoa de cursar a pós-graduação. Acreditamos que o Doutorado em Ensino de História, o primeiro doutorado na área, trará um impacto muito importante no ensino de História no estado do Amapá”, observa o Prof. Dr. Alexandre Alves Júnior.

Compartilhe