Foram avaliados candidatos nas categorias de carro e motocicleta. Neste ano, é a segunda vez que o órgão realiza a ação no sul do estado.
Nesta quarta-feira, 26, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) promoveu um mutirão de provas teóricas e práticas para 266 candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação, em Laranjal do Jari. Foram feitos exames nas categorias de carro e motocicleta.
A prova prática de direção veicular corresponde à última fase para a obtenção da CNH, sendo aplicada para quem está apto nos exames médico, psicológico, e concluiu as aulas teóricas e práticas. Para ser aprovado, o candidato não pode cometer falta eliminatória e a soma dos pontos negativos deve ser menor que três.
Neste ano, é a segunda vez que o Detran realiza um mutirão de provas no sul do Amapá. A proximidade de Laranjal com o município de Monte Dourado, no Norte do Pará, faz com que a banca de provas também receba muitos candidatos do estado vizinho.
“O serviço do Detran-AP também abarca os cidadãos do estado do Pará que residem em Monte Dourado. Pela proximidade, muitos deles acham mais viável tirar a habilitação em nosso estado, e dessa forma estamos prontos para atendê-los também”, destacou a coordenadora de Provas do Detran, Leyla Homobono.
Acolhimento
Antes de iniciar as provas, a equipe de avaliação promove um momento de serenidade entre os candidatos, visando acalmar o nervosismo e incentivar a realização de uma boa prova.
“Essa palestra tem o objetivo, sobretudo, de humanizar a prova prática, e dialogar da melhor forma com os candidatos. Isso os ajuda a superar aquele velho nervosismo de realizar a prova da CNH”, finzalizou Leyla.
Os exames medem o conhecimento do candidato acerca da legislação de trânsito e habilidades no veículo, conferindo o documento o candidato que corresponder da melhor forma aos requisitos exigidos na avaliação.
Com informações de Vithória Barreto