O setor de liberação atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
O estado do Amapá conta com mais de 9 mil veículos apreendidos e todos estão nos pátios do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP). Os automóveis foram recolhidos durante fiscalizações por débitos ou outras irregularidades encontradas.
Entre as principais infrações, estão a condução do veículo não licenciado, dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e não apresentar um condutor habilitado em tempo hábil. Além disso, portar veículo com placas de identificação em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), também é causa de remoção do veículo.
Para solucionar as pendências do veículo e liberá-lo, no mesmo dia, o Detran atende de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 13h30, através do setor de liberação.
Ao receber atendimento, o proprietário do veículo deve apresentar o documento oficial com foto e as informações do bem a ser retirado. Após uma minuciosa análise de todos os débitos vigentes, o condutor deve realizar o pagamento das taxas e aguardar a compensação no banco.
Se o pagamento for realizado nos bancos conveniados com o Governo do Estado, o boleto compensa em até trinta minutos e o condutor já poderá sair do pátio com seu veículo.
Segundo o coordenador de Liberação do Detran, Viviano Malbfe, a rapidez na liberação do Detran é uma forma de facilitar a vida do condutor, que quer recuperar o seu bem para retornar à circulação em via pública.
“A liberação trabalha para ajudar o cidadão a sanar suas dúvidas e quitar seus débitos pendentes, para que assim, retire seu veículo do pátio”, destacou.
Cabe ressaltar que o veículo apreendido e não reclamado pelo proprietário, dentro de 60 dias, passa por avaliação e poderá ir a leilão, como recomenda o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Atualmente, o Detran Amapá prepara o seu primeiro leilão de 2024, que será totalmente on-line e terá 150 motocicletas disponíveis para arremate.
Com informações de Vithória Barreto