Geral

Detran Amapá capacita 49 condutores para transporte escolar, em Porto Grande

O Detran Amapá capacitou 49 condutores do município de Porto Grande para que eles possam atuar no transporte escolar.  O curso encerrou na sexta-feira, 18, após cinco dias de imersão nos conteúdos de legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e relações interpessoais para motoristas que pretendem transportar crianças e adolescentes em idade escolar.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran) realizou a capacitação em parceria com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Porto Grande. O diretor-presidente do Detran, capitão Rorinaldo Gonçalves, ressalta o papel do Governo do Amapá em formar cidadãos para atuar nas funções regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Foto: Vithória Barros/Detran

“Em todos os municípios, os condutores que exercem atividade remunerada podem contar com o apoio Governo do Estado para ter acesso a essa capacitação”, disse o gestor.

Para a motorista Jacinete Queiroz, de 51 anos, a facilidade em fazer o curso na sua cidade, sem precisar se deslocar para a capital, foi fundamental. Ela foi a única mulher participante em uma turma de 48 homens.

“É muito gratificante ter participado desses dias intensos de formação e, mais ainda, ser a única mulher condutora da turma. É um orgulho imenso saber que sou certificada e não precisei ir até Macapá para participar da formação. A logística e o gasto com certeza seria muito maior”, concluiu a formanda.

Foto: Vithória Barros/Detran

A capacitação foi ministrada pelos instrutores Nélio Silva e Yan Sena, da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran. O curso é voltado a condutores maiores de 21 anos, portadores da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, que habilita o motorista a dirigir veículo com mais de oito passageiros.

Estiveram presentes durante a cerimônia de entrega o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, o diretor da EPT, capitão Marcelo Moraes e a vereadora de Porto Grande, Sueli Souza.