O Detran Amapá capacitou 49 condutores do município de Porto Grande para que eles possam atuar no transporte escolar. O curso encerrou na sexta-feira, 18, após cinco dias de imersão nos conteúdos de legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e relações interpessoais para motoristas que pretendem transportar crianças e adolescentes em idade escolar.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran) realizou a capacitação em parceria com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Porto Grande. O diretor-presidente do Detran, capitão Rorinaldo Gonçalves, ressalta o papel do Governo do Amapá em formar cidadãos para atuar nas funções regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“Em todos os municípios, os condutores que exercem atividade remunerada podem contar com o apoio Governo do Estado para ter acesso a essa capacitação”, disse o gestor.
Para a motorista Jacinete Queiroz, de 51 anos, a facilidade em fazer o curso na sua cidade, sem precisar se deslocar para a capital, foi fundamental. Ela foi a única mulher participante em uma turma de 48 homens.
“É muito gratificante ter participado desses dias intensos de formação e, mais ainda, ser a única mulher condutora da turma. É um orgulho imenso saber que sou certificada e não precisei ir até Macapá para participar da formação. A logística e o gasto com certeza seria muito maior”, concluiu a formanda.
A capacitação foi ministrada pelos instrutores Nélio Silva e Yan Sena, da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran. O curso é voltado a condutores maiores de 21 anos, portadores da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, que habilita o motorista a dirigir veículo com mais de oito passageiros.
Estiveram presentes durante a cerimônia de entrega o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, o diretor da EPT, capitão Marcelo Moraes e a vereadora de Porto Grande, Sueli Souza.