Ferramenta do Ministério do Turismo deve ser alimentada pelos gestores municipais de todo país.
Durante sessão ordinária desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), o deputado estadual Lorran Barreto (PSD) indicou aos municípios a renovação cadastral no Mapa do Turismo Brasileiro. Na atualização de 2023, as cidades amapaenses não apareceram na plataforma do Ministério do Turismo (MTur), que promove o ordenamento territorial do setor.
A indicação será encaminhada às prefeituras municipais do Amapá, responsáveis pela atualização dos dados, que deve ser feita por meio do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.
A iniciativa garante que o Amapá esteja inserido nas políticas públicas de turismo do governo federal, explica o deputado Lorran Barreto, que também é presidente da Comissão de Turismo da Alap.
“Nosso estado tem um potencial turístico gigantesco. Para alavancarmos este setor, tão importante para economia, precisamos inserir o Amapá nas ações de turismo do governo federal. Este ano, os municípios foram excluídos do programa devido a ausência de informações. Por isso, reforço a necessidade da atualização desta ferramenta, que também auxilia na destinação de recursos do Ministério do Turismo”, destacou.
Mapa do Turismo
Instituído em 2021 pelo MTur, o mapa orienta a atuação do programa de regionalização do setor, por meio do Sistema Nacional do Turismo. A medida atua no desenvolvimento descentralizado das políticas públicas, sejam para obras de infraestrutura ou qualificação profissional aos municípios. Todas as cidades brasileiras podem participar.
Com informações da Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Lorran Barreto