Entre os dias 5 e 8 de junho, vai acontecer no auditório do Museu Sacaca, em Macapá, o curso “Biodiversidade e Biotecnologia de Algas” para a comunidade acadêmica em geral. A programação envolve exposições de pesquisas científicas e atividades práticas como cultivo, coletas e análise, além de fortalecer os debates sobre o potencial das algas na Amazônia.
O evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e é coordenado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), em parceria com a Universidade Federal (Unifap).
Segundo a pesquisadora do Iepa e coordenadora do curso, Elane Cunha, as algas são um grupo importante para a vida do nosso planeta, além de apresentar inúmeras utilidades no cotidiano.
“A alimentação e a produção de cosméticos a partir das algas são alguns tópicos que serão abordados no curso. Ao todo, serão cinco doutores especialistas que estarão presentes para tirar dúvidas e incrementar o debate acadêmico”, explica Elane.
Durante a programação, os participantes também poderão ter contato prático com produtos desenvolvidos, além da oportunidade de estágio na área com um dos pesquisadores especialistas.
Confira a programação completa:
Quarta –feira, 5 de junho
14h – Palestra “Quem são as algas? Uma introdução à ficologia”, com a Drª. Silvia Faustino;
14h40 – Palestra “Cianobactérias e seus diversos usos”, com a Drª. Silvia Faustino;
15h20 – Coffee break;
15h45 – Palestra “Cultivo de algas como alimento para peixe”, com o Dr. Arialdo Silveira-Júnior;
16h25 – Palestra “Diatomáceas do Amapá – Tesouro da costa amapaense”, com a Drª. Jéssica Vilhena;
17h05 – Palestra “Potencial da biotecnologia das algas na Amazônia”, com a Drª. Isabel Portugal.
Sábado, 8 de junho
8h às 12h – Atividades práticas de coleta, análise, mostra de produtos e aplicação de máscara facial de algas.