Cidades

CSA leva capacitação itinerante para operadores das estações de tratamento nos municípios do Amapá

Compartilhe

Voltado para os colaboradores que trabalham com o tratamento de água nos municípios, o treinamento já percorreu Mazagão, Pedra Branca, Serra do Navio, Laranjal e Vitória do Jari. 

  A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) é responsável pelas operações de água nas zonas urbanas de todo o estado. O trabalho nos interiores é desenvolvido por operadores que estão em constante treinamento. Diante deste cenário, a concessionária tem levado uma nova frente de treinamento para diversos municípios. Iniciada neste mês de agosto, a capacitação itinerante já percorreu Mazagão, Pedra Branca, Serra do Navio, Laranjal e Vitória do Jari.

A capacitação é voltada para os operadores das estações de tratamento de água, as chamadas “ETAs” e todos os envolvidos nos trabalhos dentro das unidades. São abordados assuntos como noções de tratamento, produtos químicos utilizados no processo, controle de qualidade e operacional. Os treinamentos têm duração de 16 horas em cada sistema visitado.

“Nossa missão é garantir eficiência nas operações e qualidade de vida com a distribuição de água tratada. Para isso, treinamos nossas equipes e garantimos a infraestrutura de trabalho”, explica Karím Carvalho, líder de Distribuição da CSA.

A proposta é levar o treinamento para os colaboradores de doze sistemas, divididos em três blocos. Cada bloco de municípios levará em torno de 15 dias para ser treinado. “A frente de capacitação é uma rotina para os colaboradores da CSA, na capital e nos municípios. Estamos alinhados com os melhores métodos e com o mesmo objetivo de construir o futuro todos os dias”, concluiu o Líder.

Operação 

A CSA assumiu as operações de água e esgoto do Amapá em julho de 2022. Desde então, com mais de R$ 11 milhões investidos neste primeiro ano, a empresa tem executado um plano de recuperação da infraestrutura recebida com a concessão. O trabalho passa pela qualificação da mão de obra local, priorizada nos serviços das ETAs.

Na capital, grandes obras como a reforma e a modernização da Estação de Tratamento de Macapá e da Captação de Água Bruta de Macapá já estão em fase de conclusão. Nos interiores, todas as unidades já receberam serviços para reabilitação de suas operações.

Com informações de Marcelle Nunes

Compartilhe