Voltado para os colaboradores que trabalham com o tratamento de água nos municípios, o treinamento já percorreu Mazagão, Pedra Branca, Serra do Navio, Laranjal e Vitória do Jari.
A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) é responsável pelas operações de água nas zonas urbanas de todo o estado. O trabalho nos interiores é desenvolvido por operadores que estão em constante treinamento. Diante deste cenário, a concessionária tem levado uma nova frente de treinamento para diversos municípios. Iniciada neste mês de agosto, a capacitação itinerante já percorreu Mazagão, Pedra Branca, Serra do Navio, Laranjal e Vitória do Jari.
A capacitação é voltada para os operadores das estações de tratamento de água, as chamadas “ETAs” e todos os envolvidos nos trabalhos dentro das unidades. São abordados assuntos como noções de tratamento, produtos químicos utilizados no processo, controle de qualidade e operacional. Os treinamentos têm duração de 16 horas em cada sistema visitado.
“Nossa missão é garantir eficiência nas operações e qualidade de vida com a distribuição de água tratada. Para isso, treinamos nossas equipes e garantimos a infraestrutura de trabalho”, explica Karím Carvalho, líder de Distribuição da CSA.
A proposta é levar o treinamento para os colaboradores de doze sistemas, divididos em três blocos. Cada bloco de municípios levará em torno de 15 dias para ser treinado. “A frente de capacitação é uma rotina para os colaboradores da CSA, na capital e nos municípios. Estamos alinhados com os melhores métodos e com o mesmo objetivo de construir o futuro todos os dias”, concluiu o Líder.
Operação
A CSA assumiu as operações de água e esgoto do Amapá em julho de 2022. Desde então, com mais de R$ 11 milhões investidos neste primeiro ano, a empresa tem executado um plano de recuperação da infraestrutura recebida com a concessão. O trabalho passa pela qualificação da mão de obra local, priorizada nos serviços das ETAs.
Na capital, grandes obras como a reforma e a modernização da Estação de Tratamento de Macapá e da Captação de Água Bruta de Macapá já estão em fase de conclusão. Nos interiores, todas as unidades já receberam serviços para reabilitação de suas operações.
Com informações de Marcelle Nunes