Educação Segurança

Crimes no ambiente escolar é debatido pela Polícia Civil com professores, pais e alunos

A Polícia Civil do Amapá reativou o projeto “Polícia Civil nas Escolas”, para atender com palestras de orientação, professores, pais, responsáveis e alunos, das redes públicas e privadas de ensino de Macapá. O objetivo e prevenir e combater a incidência de crimes no ambiente escolar,

A ação, coordenada pela delegada Daniella Graça, titular da Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais (Deiai), tem buscado chamar a atenção e explicar à comunidade sobre os tipos de crimes e os procedimentos que são adotados em desfavor de adolescentes em conflitos com a lei.

“O ambiente escolar precisa ser saudável e um local respeitoso, para que os alunos possam adquirir conhecimento, em busca de um futuro melhor. Muitos adolescentes e seus próprios responsáveis legais acham que nada acontece com quem pratica ato infracional, mas enganam-se”, destaca a delegada.

A coordenadora do projeto pretende mostrar durante os encontros que os atos infracionais e criminosos que aconteçam na escola, praticados por alunos ou agentes externos, rendem punições e ações penais.

“Precisamos esclarecer a todos de que os adolescentes em conflito com a lei respondem pelos atos praticados, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estando sujeitos às medidas socioeducativas e, a depender dos fatos, inclusive, à medida de internação, que nada mais é do que a privação da liberdade”, enfatiza Daniella Graça.

O projeto, paralisado durante a pandemia, foi retomado pela Polícia Civil por causa do aumento no número de ocorrências de atos infracionais dentro das escolas.

As atividades já atenderam as comunidades escolares das escolas estaduais Mário Quirino e Barão do Rio Branco.

Agendamentos
Projeto Polícia Civil na Escola
Escolas públicas e privadas
Os pedidos das palestras podem ser feitos na delegacia ou pelo email: deiai@policiciacivil.ap.gov.br
Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais (Deiai)
Endereço: Avenida FAB, 1851 – Santa Rita

Com informações Ascom Policia Civil