Economia

Cota única do IPVA com desconto de 20% vai até 15 de março no Amapá

O Governo do Estado reforça que vai até 15 de março o período para pagamento em cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com 20% de desconto. O prazo é o mesmo para quem vai efetuar o pagamento da primeira cota, no caso de parcelamento.

O Amapá é um dos estados da federação que oferecem maior desconto no pagamento do IPVA, que é o segundo maior imposto responsável pela arrecadação do estado, com parte do valor destinado aos municípios para a execução de políticas públicas, como saúde e educação.

Foto: Arquivo/PMM

Confira o passo a passo para efetuar o pagamento:

  1. Para ter acesso ao boleto, basta solicitar presencialmente no guichê do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) das unidades Super Fácil;
  2. Também é possível obter o documento no site  https://www.detran.ap.gov.br/detranap/,  clicar na aba Veículos, e, em seguida, na aba Consulta de Veículos.
  3. Para a emissão do documento, de forma presencial ou online, o proprietário precisa ter em mãos as informações da placa e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
  4. Com o boleto em mãos, basta fazer o pagamento em lotéricas, bancos ou por meio de aplicativos.

Sem o IPVA quitado, o condutor não poderá emitir o licenciamento anual do seu veículo. Uma vez que o documento não estiver atualizado, o automóvel poderá ser apreendido pelas autoridades competentes e o proprietário terá o nome inscrito na dívida ativa do estado.

Pagamento em cotas

Para quem deseja parcelar, o calendário prevê a divisão do valor em seis vezes:

Taxa de licenciamento cota única ou 1ª cota: 15 de março
2ª cota: 17 de abril
3ª cota: 16 de maio
4ª cota: 15 de junho
5ª cota: 17 de julho
6ª cota: 15 de agosto

Prazo máximo para licenciamento: 31 de agosto
Início da fiscalização: 1º de setembro

Texto: Vithória Barreto