Saúde

COSEMS/AP realiza Mostras de Saúde e premia projetos realizados nos municípios

Compartilhe

No fim de semana o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP), realizou a 4ª Mostra Amapá Aqui tem SUS e 1ª Mostra ImunizaSUS, e seis projetos foram selecionados para participarem da 18º Mostra Nacional. Os projetos são fundamentados nas experiências exitosas desenvolvidas pelas equipes técnicas das Secretarias Municipais de Saúde. O objetivo das Mostras é valorizar as estratégias e profissionais que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população com as prestações de serviços adequadas à realidade de cada município.

A abertura das Mostras ocorreu no Assembleia Legislativa (ALAP) com a presença de autoridades, como o presidente do COSEMS/AP, Marcel Menezes, os deputados federais, Josenildo Abrantes e Dorinaldo Malafaia; deputada estadual Aldilene Souza; a superintendente da Vigilância Estadual de Saúde, Margareth Gomes; a secretária de estado da Saúde, Silvana Vedovelli; a secretária municipal de Saúde de Macapá, Erika Aymoré, e o representante do Ministério da Saúde no Amapá, Roberto Bauer. Na ocasião, o COSEMS/AP homenageou secretários de Saúde, técnicos do Conselho e das Secretarias Municipais de Saúde que inscreveram projetos.

No total foram inscritos 42 projetos, nas duas Mostras, o maior número desde a 1ª Mostra Amapá Aqui tem SUS. Antes de iniciarem as etapas classificatórias, os interessados participaram de oficina para elaboração dos projetos, com técnicos do COSEMS/AP. Todos os projetos inscritos estão publicados no Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS), da FIOCRUZ, e passam a fazer parte de iniciativas de sucesso no Sistema Único de Saúde (SUS).

Da fase final das Mostras concorreram …. projetos, que foram analisados por duas bancas julgadoras compostas por especialistas em saúde no Amapá. A Mostra Amapá Aqui tem SUS é dividida em 3 categorias, por número de habitantes, e a Mostra ImunizaSUS, é dividida por Região de Saúde.

Na Mostra Amapá Aqui tem SUS o resultado foi:

CATEGORIA 1 – municípios com até 12 mil habitantes

1º lugar: Ferreira Gomes – projeto “Acesso ao exame preventivo de colo de útero em comunidades ribeirinhas: uma intervenção bem sucedida” – de Rayzé da Silva Gomes.

2º lugar:  Serra do Navio – “Programa de saúde mamãe a bordo- união que deu certo”- de Riseli Veras.

CATEGORIA 2 – municípios com até 23 mil habitantes:

1º lugar: Mazagão -projeto “Pré-natal sem malária: plantando a prevenção e colhendo gotas de amor” – de Tiago de Souza.

2º lugar: Tartarugalzinho – “Relato de experiência: desafios da APS na linha de cuidado do colo de útero” – de Janaina Viana.

CATEGORIA 3 – Municípios com mais de 23 mil habitantes

1º lugar: Macapá – “Saúde mental itinerante: ponte entre rios, florestas e equidade em saúde mental” – de Nataliane Rangel.

2º lugar: Laranjal do Jari – “Pré-natal na floresta: integralidade do cuidado em saúde em áreas remotas – de Regiane Cardozo Souza.

Mostra ImunizaSUS:

REGIÃO NORTE

1º lugar: Oiapoque – “Ambulância também vacina” – de Mariorge Aires

REGIÃO CENTRAL

1º lugar – Pedra Branca do Amapari – “De olho na Vacina: A Estratégia de Busca Ativa Vacinal Supervisionada realizada pelas Equipes de Estratégia Saúde da Família” – de Elza Guerra.

2º lugar: Macapá – “Vacinação itinerante: suporte em busca das altas coberturas vacinais” – de  Kleverton Ramon Santana Siqueira.

REGIÃO SUDOESTE

1º lugar: Santana – “Ampliação da cobertura vacinal em regiões ribeirinhas” – de Janaina Andreza.

2º lugar: Laranjal do Jari – “Festa das Cores: Criança Feliz e Criança Protegida!” – de Ana Paula Miranda.

2º lugar: Mazagão – “O protocolo de não vacinação associado a ações de monitoramento e avaliação em saúde como ferramentas de melhoria da cobertura vacinal” – de Maria Ilza Santos dos Anjos.

Nas duas Mostras, os autores dos projetos que ficaram em primeiro lugar receberam passagem e hospedagem para participação na 18º Mostra Nacional em Goiânia-GO, em julho, quando acontece o Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), uma quantia em dinheiro e certificado de participação.

 

Texto e fotos: Mariléia Maciel

Compartilhe