Saúde

COSEMS/AP e Grupo Mulheres do Brasil apresentam projetos executados em parceria com a USAID durante visita técnica

No período de 2021 a 2023, o Grupo Mulheres do Brasil em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS-AP), levaram ações de saúde com foco na pandemia e vacinação para os 16 municípios amapaenses. Estas ações foram possíveis a partir do apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID, que fez investimentos para capacitação e doação de insumos. Os representantes da agência reuniram nesta quinta-feira, 6, com as líderes das instituições brasileiras.

A visita técnica faz parte da auditoria que a USAID está fazendo no Amapá junto às entidades com quem mantém parceria. A reunião aconteceu na sede do COSEMS-AP e contou com a presença das instituições e apoiadores. Cleicy Miranda, líder do Grupo Mulheres do Brasil núcleo Macapá e Elinete Ladislau Líder do Comitê da Saude no Grupo Mulheres do Brasil, apresentaram os resultados dos projetos que foram executados no estado. A secretária de Saúde Ithiara Madureira representou o COSEMS-AP. Angélica Oliveira coordenadora de Imunização do Estado também participou da visita.

Elas mostraram o resultado do projeto Vacina Já Amapá, executado pelo Grupos Mulheres do Brasil e COSEMS-AP, que levou aos municípios capacitação para 815 agentes de saúde, a doação de 1 mil camisas e 626 oxímetros e material de incentivo à imunização. A parceria permitiu a certificação de 48 monitores do Programa Nacional de Imunização, que se tornaram multiplicadores e treinaram 749 profissionais de saúde. Uma caravana percorreu os municípios levando as ações.

A execução do projeto Unidos Pela Vacina também foi apresentado, mostrando que os municípios foram beneficiados com a doação de insumos como máscaras, luvas, álcool em gel, caixas térmicas elétricas e outros materiais. O uso da lancha adquirida com recursos da USAID também foi mostrado. A embarcação foi doada ao COSEMS-AP e irá atender as comunidades ribeirinhas de todos os municípios, nas ações de vacinação.

Lancha voadeira amplia o acesso das equipes de saúde a diversas comunidades

As representantes da USAID consideraram satisfatório os resultados apresentados e os números alcançados, o que influencia na continuidade da parceria. A Agência é um órgão do governo dos Estados Unidos responsável por distribuir a ajuda externa com o objetivo de garantir o desenvolvimento econômico e social sustentável e igualitário.

A agenda da comitiva continua nesta sexta-feira, 7, no município de Santana, onde a USAID mantém parcerias.

Com informações de Mariléia Maciel