Segurança

Corpo de Bombeiros do Amapá recebe novos equipamentos de mergulho

Durante a formatura do curso de habilitação de oficiais administrativos e do curso especial de habilitação de oficiais, o Corpo de Bombeiros Militar recebeu novos equipamentos de mergulho que vão auxiliar nas operações da corporação, especialmente nos rios do estado.

Foto: Ascom GEA

Os equipamentos de mergulho foram adquiridos com investimento de R$ 500 mil. Os recursos são de emenda articuladas pelo senador Randolfe Rodrigues. O material irá fortalecer a corporação e melhorar a capacidade de resposta em situações de emergência aquática.

Para o Governador do Estado, Clécio Luís Vieira, que participou da solenidade, “É um momento muito importante para o Corpo de Bombeiro Militar, com a formatura destes 32 militares que estão aptos a ascender na carreira. Aliás, as três primeiras colocadas no curso são mulheres. E aproveitamos esse momento para fazer a entrega de equipamentos de mergulho, um reforço principalmente na segurança dos militares”, destacou.

O capitão Davidison Pantoja, mergulhador de resgate, enfatizou que os itens de mergulhos são essenciais, especialmente diante das características naturais do Amapá, um estado repleto de rios e lagos.

“Esse material é essencial para a nossa atividade. Nós temos entre os equipamentos, o conjunto de máscara de face inteira, tendo em vista que mergulhamos no Rio Amazonas, que não tem visibilidade alguma, facilita a nossa comunicação. Temos também os compressores de alta pressão que envasam o ar ambiente respirável no cilindro durante o mergulho”, concluiu o capitão.

A solenidade também foi marcada pelo lançamento da Operação Amapá Verde que busca operacionalizar as ações de prevenção, preparação e resposta, a longo, médio e curto prazo, no atendimento aos incêndios florestais que se intensificam no período de estiagem no Amapá.

“E aqui já me comprometo em buscar emendas para a aquisição do primeiro caminhão de combate a incêndio florestal. Em tempos em que a Amazônia é centro de todas as preocupações globais, é necessário ter todas as medidas de apoio para atuação do Corpo de Bombeiros que tem a missão de salvar vidas”, pontuou o senador Randolfe Rodrigues.

Com informações Ascom GEA