Segurança

Core 23: Treinamento conjunto entre Militares dos EUA e Exército Brasileiro iniciou em Macapá

Cerca de 1600 militares do Exército dos Estados Unidos e do Exército Brasileiro iniciaram nesta segunda-feira, 06, mais uma etapa da Operação CORE 23. A abertura do treinamento ocorreu na 22º Brigada de Infantaria de Selva, em Macapá.

Foto: Click Comunicação

Serão 10 dias em que tropas irão compartilhar experiências na pratica, durante ações no Amapá.  Mais de 290 soldados americanos estarão envolvidos nas atividades que visam aumentar a capacidade operacional da tropa, manter os laços históricos entre os países e aumentar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.

Foto: Click Comunicação

Durante a operação nos municípios de Macapá, Ferreira Gomes, Oiapoque e distrito de Clevelândia do Norte, os militares irão utilizar helicópteros e embarcações nas ações.

A primeira fase da operação Core ocorreu no Pará, no mês de outubro. Noções básicas de sobrevivência na selva e características da região amazônica foram repassadas durante as atividades.

O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. A primeira edição aconteceu no Brasil em 2021 e a segunda na cidade de Luisiana nos EUA, em 2022.