Cerca de 1600 militares do Exército dos Estados Unidos e do Exército Brasileiro iniciaram nesta segunda-feira, 06, mais uma etapa da Operação CORE 23. A abertura do treinamento ocorreu na 22º Brigada de Infantaria de Selva, em Macapá.

Serão 10 dias em que tropas irão compartilhar experiências na pratica, durante ações no Amapá. Mais de 290 soldados americanos estarão envolvidos nas atividades que visam aumentar a capacidade operacional da tropa, manter os laços históricos entre os países e aumentar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.

Durante a operação nos municípios de Macapá, Ferreira Gomes, Oiapoque e distrito de Clevelândia do Norte, os militares irão utilizar helicópteros e embarcações nas ações.
A primeira fase da operação Core ocorreu no Pará, no mês de outubro. Noções básicas de sobrevivência na selva e características da região amazônica foram repassadas durante as atividades.
O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. A primeira edição aconteceu no Brasil em 2021 e a segunda na cidade de Luisiana nos EUA, em 2022.