Saúde

Coordenador do PNI, Éder Gatti, reúne com secretários municipais de Saúde do Amapá

O coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, Éder Gatti, reuniu com secretários municipais de Saúde do Amapá durante a 7ª Reunião Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/AP). O coordenador elogiou a atuação das gestões municipais na vacinação contra a Influenza, que deu ao Amapá o 1º lugar em nível nacional, e afirmou que tem o compromisso de trabalhar em conjunto com os entes para alcançar resultados positivos. A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 14, na sede do COSEMS/AP.

Éder Gatti está no Amapá para o lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação, que será de 15 a 30 de junho, sob a coordenação da Superintendência da Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP). Na reunião com os secretários de Saúde, o coordenador falou dos esforços do Governo Federal para recuperar a cobertura vacinal, a importância do microplanejamento nos municípios, e as ferramentas que serão oferecidas para operacionalização do planejamento.

“No Amapá, a síndrome gripal convenceu a população a vacinar, mas o desempenho das equipes nos municípios foi essencial para que o Amapá despontasse na cobertura vacinal contra a influenza em nível nacional. Na Amazônia as características geográficas tornam a vacinação complexa e com alto custo, além da carência de internet. É necessária uma força-tarefa para resgatar as doses perdidas e vamos trabalhar de forma conjunta com os governos”, disse Gatti.

Os secretários presentes na reunião falaram de seus desafios, conquistas e dificuldades para ampliar a cobertura vacinal. O coordenador reforçou que a Atenção Primária precisa ser recomposta, e que o Governo Federal irá fazer investimentos neste sentido.  “É muito importante termos a presença do coordenador do PNI em uma reunião com secretários municipais de Saúde, essa proximidade facilita o entendimento da realidade de ambos os lados, e nos incentiva a trabalhar a cada dia pela execução das ações do SUS nos municípios”, afirmou o presidente do COSEMS-AP, Marcel Menezes.

No decorrer da reunião, Marcel Menezes tratou com os gestores sobre o 37° Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que irá acontecer de 16 a 19 de julho. A delegação do Amapá irá participar e segue para Goiânia neste sábado, 15. Os representantes dos municípios receberam do COSEMS/AP os certificados de reconhecimento da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) pelo desempenho das equipes de saúde para que estado do Amapá alcançasse índices consideráveis nas campanhas de vacinação contra Poliomielite, em 2022, e Influenza, no ano de 2023.

Com informações de Mariléia Maciel