Neste sábado (25), às 14h, na sede d’A Banda, a Prefeitura realiza a escuta pública com o setor cultural de Macapá para elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Fazedores de cultura devem opinar como o recurso federal deve ser executado no município. A medida vai destinar mais de 3 milhões de reais a artistas e fazedores de cultura de Macapá.
O objetivo da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) é alinhar com os artistas como este recurso deve ser executado pela pasta. Por meio dessa política, será possível investir em projetos e programas de maneira regular, durante 5 anos.
Podem participar agentes culturais, artistas, trabalhadores da cultura, grupos, artesãos, apresentadores e organizações.
As propostas e sugestões apresentadas pelos agentes culturais serão analisadas para democratizar e universalizar o acesso à promoção cultural, desenvolvimento social e econômico e respeito à diversidade.
O município de Macapá foi contemplado com a quantia de R$ 3.473.016,58 e trabalha agora na etapa de elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR).
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) tem caráter permanente e descentralizado, e vai injetar até 2027 recursos voltados para o desenvolvimento do setor cultural no Brasil.