Municípios

Comunidades indígenas do Amapá disputam II Copa Wajãpi de Futebol

Na manhã deste sábado, (20), aconteceu os jogos indígenas da II Copa Wajãpi de Futebol. A competição contou com a participação de várias aldeias e presença de grande público.

Foto: Ascom Pedra Branca

Ao todo, oito equipes disputaram a Copa, em jogos que aconteceram no Estádio Pajé Maracá. Na grande final, a equipe Mariry venceu o Manilha após um jogo bastante equilibrado, que terminou sem gols no tempo regulamentar. A decisão foi para as cobranças de pênaltis.

Foto: Ascom Pedra Branca

Para a realização da Copa Wajãpi, a prefeitura municipal de Pedra Branca, por meio do Departamento de Desporto e Lazer (DDL), fornece desde o material esportivo à logística necessária. A Terra indígena dos Wajãpi fica distante 92 km da sede do município, com acesso pela rodovia Perimetral Norte. O prefeito Marcelo Pantoja e equipe de gestão estiveram na Terra Indígena dos Wajãpi participando da programação.

Foto: Ascom Pedra Branca

“Mantivemos o compromisso de levar os investimentos no esporte para todas as regiões de nosso município. O evento já é esperado pelos povos originários e conta com a participação de 120 jogadores”, disse o prefeito.

A celebração do título aconteceu com muita festa por parte dos jogadores e torcedores da equipe campeã. A Copa Wajãpi também teve outras atividades paralelas, como atendimentos do Programa Bolsa Família, exposições e apresentações culturais.

Foto: Ascom Pedra Branca

A iniciativa de promover um torneio exclusivo para os indígenas foi muito bem recebida pelos participantes, que destacaram a importância da valorização de suas tradições e culturas. “A II Copa Wajãpi de Futebol, além de promover a prática do esporte pelos indígenas, favorece a integração das diversas tribos e contribui para a valorização da cultura dos povos originários,” comentou Motã Waiãpi.

Com informações da Assessoria