Educação

Com muita animação, 250 alunos de Macapá se formam no Proerd

Compartilhe

Mais de 250 alunos de 5 escolas da rede pública de ensino de Macapá, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nesta quarta-feira, 22.

Os alunos do projeto coordenado pela Polícia Militar, tiveram direito a certificados, medalhas, homenagens, premiação da melhor redação de cada escola sobre o Proerd, momento de lazer e entretenimento, além da presença ilustre do famoso leão Dare, mascote do projeto.

Foto: Ascom GEA

A Maria Vitória Côrrea, de 10 anos, estudante da Escola Estadual Modelo Guanabara, aprendeu nas aulas do Proerd os malefícios das drogas e como dizer não.

Foto: Estudante Maria Vitória Côrrea, 10 anos 

“Eu aprendi que a droga faz mal para o organismo, e que nunca devemos usar, e também que não podemos ser violentos na escola e nem fazer bullying com  colega”, disse a estudante.

Durante quatro meses, ações do Proerd foram desenvolvidas com a comunidade escolar e, envolvendo os pais e responsáveis dos alunos, promovendo a reflexão sobre a importância da família como primeiro ambiente de prevenção.

O programa também torna os alunos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante as aulas, para amigos, colegas e familiares, atuando como agentes transformadores na comunidade em que vivem.

Foto: major Alex Sandro Chaves, diretor em exercício de Ação Social da PM/ Ascom GEA

O major Alex Sandro Chaves, diretor em exercício da Diretoria de Ação Social e Cidadania (Dasc) da PM, fala que de forma lúdica é levado o conhecimento aos alunos e que ajuda na formação deles.

” esse programa de reconhecimento internacional, estão nas escolas, levando, justamente o conhecimento para que, nossas crianças digam não, de uma forma inteligente às drogas. Um mal que assola a humanidade, e nós sabemos muito bem disso, vivemos isso na pele como policiais militares e aqui, damos nossa contribuição de coração, para o futuro desses alunos”, concluiu o diretor.

Foto: Ascom GEA

O Proerd é um programa educacional desenvolvido em parceria entre as polícias militares e escolas, com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a prática da violência entre crianças e adolescentes. O programa foi criado nos Estados Unidos em 1983 e chegou ao Brasil em 1992.

No Amapá foi implantado em 2002 e já atendeu mais de 130 mil alunos de 5 a 12 anos, das séries iniciais até o 5º ano das escolas das redes pública e particular de ensino.

Compartilhe