Parlamento Saúde

Com articulação de Davi Alcolumbre, Amapá terá Centro de Radioterapia

Governo do estado anunciou a construção do Centro de Radioterapia; senador destinou mais de R$ 16 milhões para a obra e articulou terreno onde será construído o prédio

O Centro de Radioterapia do Amapá, uma das lutas mais antigas do estado, está próximo de sair do papel. Na quinta-feira (16), representantes do Ministério da Saúde e do governo estadual participaram de reunião de partida para acertar os detalhes para o início da construção. Apesar de não estar presente no encontro, porque cumpria agenda de trabalho no Senado Federal, Alcolumbre foi elogiado pelos presentes e apontado como um dos responsáveis pela concretização dessa conquista para o povo amapaense.

Isso porque, além de destinar R$ 16,3 milhões para a obra, Davi Alcolumbre foi um dos principais articuladores, nas negociações com a União, para a cessão do terreno onde será construído o centro. As negociações tiveram início ainda no governo Waldez Góes.

O objetivo do centro é melhorar a assistência oncológica oferecida pelo estado e promover o bem-estar para os pacientes e familiares. A expectativa é de que o prédio seja entregue em um ano por meio do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Essa é uma conquista histórica para o estado do Amapá que vamos acompanhar de perto. A construção desse Centro de Radioterapia é um sonho para o povo amapaense porque, hoje, os pacientes precisam sair do estado para receber o tratamento que tanto precisam. Com um local próprio, equipado, dentro do estado, estaremos dando mais dignidade, agilidade, melhorando o deslocamento dessas pessoas, proporcionando bem-estar e qualidade de vida aos que enfrentam um momento delicado de suas vidas, que exige cuidado e atenção”, ressaltou Alcolumbre.

O centro de tratamento contará com equipamentos avançados no tratamento com radioterapia, sendo uma parte formada por aparelho convencional e outra para oferecer a braquiterapia, uma espécie de “radioterapia interna”, um tratamento local para uma parte específica do corpo. “A saúde não espera. Estamos lidando com vidas e famílias que passam por situações desafiadoras durante o enfrentamento da doença e esse centro será mais uma oportunidade de proporcionar a esses pacientes o tratamento que tanto precisam para superar a doença e seguir seus planos”, frisou o senador pelo Amapá.

Na reunião de partida, o governador Clecio Luís reconheceu a atuação do senador por essa conquista ao Amapá. “Essa reunião não teria sido possível sem o esforço e a mobilização do senador Davi. Em nome do governo, da saúde e do povo do Amapá, faço esse agradecimento público ao senador”.

Com informações da Assessoria de Imprensa