As 50 cestas básicas e 250 litros de água potável já foram enviados para três aldeias Indígenas atingidas pela elevação do rio, no município de Oiapoque.
Os donativos foram embarcados num caminhão com saída da capital, e devem ser entregues nesta quinta-feira , 16, nas três aldeias afetadas com os alagamentos: Uahá, Marripá e Kuai Kuai, localizadas no extremo Norte do Amapá.
“São 600 quilômetros da capital até o Oiapoque, a ente chega lá e desembarca na sede da FUNAI, a gente tá com a parceria deles para ajudar também e na quinta de manhã já seguimos juntos até as aldeias. São aproximadamente uma hora de viagem. Essas três aldeias ficam geograficamente em lugares diferentes, duas ficam próximas e uma em outra região”, disse a secretária extraordinária dos povos indígenas, Sônia Jean-Jacque.
O aumento do nível da água provocou a contaminação de poços e fossas sanitárias utilizados pelos povos indígenas. Apesar da elevação da água, nenhuma família precisou ser remanejada. A Defesa Civil Estadual, tem acompanhado desde a semana passada o aumento do nível da água.