Cidades

Cerca de 80 mil famílias são beneficiadas com a Tarifa Social no Amapá

Compartilhe

Desde a chegada do Grupo Equatorial, houve um aumento de 433% no número de clientes cadastrados no programa em todo o estado.

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) tem levado mais qualidade de vida e economia para os amapaenses e o número de beneficiados pelo programa tem aumentado: mais de 78 mil clientes recebem hoje, descontos que podem chegar até 100% no valor mensal do consumo de energia.

Em novembro de 2021 havia apenas 18 mil consumidores contemplados, o que mostra um aumento de mais de 433% em pouco mais de um ano. A alta adesão da população ao benefício se deu após intensiva campanha realizada pela companhia, que atingiu os 16 municípios do estado, com ações voltadas principalmente à população baixa renda.

De acordo com a executiva de comunidade e varejo da CEA Equatorial, Geaneide Vilhena, ainda há mais de 103 mil pessoas que deveriam estar com o benefício da Tarifa Social e a empresa vai intensificar as ações para buscar esse público.

“Nós queremos levar informações paras as pessoas de todo o Amapá, todas que têm direito ao benefício, mas que ainda não se cadastraram. Essa economia na conta de energia equivale a mais alimento da mesa dessa família, são vantagens que o grupo Equatorial oferece e que mais clientes devem aderir”, disse.

Através da assistente virtual do Grupo Equatorial, a Clara, o cliente pode realizar o cadastro na Tarifa Social. (Foto: Divulgação/ CEA Equatorial)

Para esclarecer dúvidas frequentes dos usuários, vamos entender um pouco mais sobre a tarifa social.

  • Como sei que tenho direito a Tarifa Social?

O cliente tem direito à tarifa social se: for inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo nacional (R$660) e ter todos os dados atulizados; se for Idoso, com 65 anos ou mais ou famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até três salários mínimos e famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa da família.

  • Quais benefícios o programa oferece?

A Tarifa Social de Energia Elétrica traz descontos no valor mensal do consumo das famílias, em três faixas de consumo. Para o consumo até 30 quilowatts-hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/mês, o valor a pagar fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%; e apenas a energia consumida acima dos 220 kwh/mês tem custo similar à dos consumidores sem o benefício.

No Estado do Amapá, os consumidores cadastrados na TSEE ainda podem ter a conta 100% paga, se consumirem até 150 quilowatts. Esta medida é possível por meio da cooperação técnica entre a CEA Equatorial e o Governo do Estado.

  • Onde posso me cadastrar?

O cadastro pode ser feito através do site da CEA Equatorial; através da assistente virtual, a Clara, através do Whatsapp pelo (96) 3082-2949; pelo call center 24h pelo número 0800 096 0196; contato com o leiturista que também realizada o cadastro; através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município e nas agências e postos credenciados de atendimento. O cliente deve apresentar documentos pessoais como RG, CPF e uma conta de energia do titular.

  • Algum valor será descontado dos benefícios pagos pelo Governo?

Nenhum valor é descontado de qualquer benefício. O desconto garantido pela Tarifa Social para famílias baixa renda não interfere no recebimento de bolsas pagas pelo Governo Federal.

 

Com informações da ASCOM Cea Equatorial

Compartilhe