Para ser atendimento, o paciente precisa apresentar encaminhamento da Unidade Básica de Saúde.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Governo do Amapá passa a oferecer tratamento para as dores causadas pela Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), que pode ser definida como alterações nas articulações que ligam o maxilar à mandíbula e são responsáveis pelo movimento de abrir e fechar a boca. Elas ficam no encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio, sendo uma das articulações mais complexas do corpo humano.
Os sintomas mais comuns de pacientes com a disfunção são dores de cabeça, na região da testa, fundo dos olhos e nas têmporas; dores e zumbidos no ouvido; dificuldade para mastigar; dores durante a mastigação; tonturas; vertigens; e barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca.
“É uma especialidade super importante para as pessoas que sofrem com as dores derivadas dessas desordens. É um ganho para o estado e para a população”, afirma a cirurgiã dentista e especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial do CEO, Jamayra Góes
A laserterapia é um dos procedimentos realizados no CEO para tratamento de disfunções da ATM. O procedimento é responsável por acelerar a recuperação dos pacientes e auxilia no alívio da dor. O motorista de aplicativo Marizan Chaves é paciente do Centro e vai começar a ser atendido pelo novo serviço.
“As dores são muito fortes, me deixam estressado e ansioso. Eu estava com um gasto muito grande com consultas na rede particular e, quando descobri que o governo iria ofertar essa especialidade, fiquei feliz e vim aqui saber como funciona. Creio que o tratamento vai me ajudar muito, principalmente na hora de trabalhar”, diz Marizan.
Como iniciar o tratamento?
É necessário que o paciente procure o CEO apresentando o encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de identidade. A unidade fica na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Macapá, e funciona de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, com atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro oferta serviços de média e alta complexidade no diagnóstico e assistência à saúde bucal. Atualmente, são disponibilizadas onze especialidades: endodontia, prótese dentária, buco maxilo facial, radiologia, periodontia, estomatologia, clínica geral, odontopediatria, ortodontia, ortopedia funcional dos maxilares e disfunção temporomandibular e dor orofacial.
Com informações de Paolla Gualberto