Educação

Censo Escolar no Amapá encerra em 31 de julho

Compartilhe

As escolas do Amapá têm até o dia 31 de julho para enviar os dados para o Censo Escolar 2024. Esse prazo é fundamental para garantir que todas as instituições de ensino sejam devidamente contabilizadas e consideradas nas políticas educacionais e no recebimento de recursos. Até esta quinta-feira, 18, apenas 50% das escolas estaduais haviam repassado informações, o que equivale a 188 unidades.

Entre as escolas dos 16 municípios do estado, 61% já enviaram os dados, enquanto que na rede privada, apenas 42%. No âmbito federal, 84% dos dados estão completos.

“Se a escola não informar o censo, ela será penalizada, pois não receberá nenhum tipo de recurso no ano seguinte e ficará fora das políticas educacionais, prejudicando tanto alunos quanto servidores. Além disso, uma escola que não aparece no censo praticamente não existe para nós, tornando-se irregular”, ressaltou Becivaldo Pimentel de Matos, coordenador de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O coordenador alertou também para a necessidade de um envio de dados com qualidade, pois é por meio dessas informações que as escolas recebem recursos para o desenvolvimento e melhora educacional dos alunos, por exemplo, em atividades de contraturno.

“Precisamos de atividades complementares para reforçar o aprendizado. Essas atividades são essenciais para escolas que apresentam baixo desempenho e devem ser devidamente registradas no censo”, reforçou Matos.

“Raio X” da educação

No Amapá, são 888 escolas de educação básica, incluindo as redes pública e privada. O censo é um “raio X completo” das escolas, abrangendo desde a quantidade de alunos até a atualização de dados sobre cor e raça, ambientes, equipamentos, logística, transporte escolar e alunos especiais.

A Seed orienta gestores a não deixarem o envio dos dados para o último dia, pois o sistema pode congestionar devido ao grande fluxo de envio de informações das escolas de outros estados.

“As escolas têm até a meia-noite do dia 31 para enviar, mas é importante não deixar para a última hora para evitar problemas de congestionamento no sistema”, finalizou o coordenador.

Censo Escolar

Coordenado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Escolar é um levantamento nacional de dados estatísticos da educação básica que abrange informações sobre infraestrutura escolar, matrículas, funções docentes, abandono, reprovação e aprovação de alunos.

Esses dados são essenciais para o planejamento e implementação de políticas públicas educacionais, repasse de recursos para as escolas, e a composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), orientando as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

 

Com informações de André Silva

Compartilhe