Emoção, cidadania e calor humano marcaram o desfile em comemoração à Independência do Brasil, nesta quinta-feira, 7, no Sambódromo, Zona Sul de Macapá. O Governo do Estado coordenou as apresentações com o tema ‘Amapá 80 anos’, que celebra as oito décadas de criação do ex-Território.
Cerca de 2 mil agentes de forças de segurança do Amapá desfilaram na Avenida Ivaldo Veras, com apresentações especiais do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Grupo Tático Aéreo (GTA).
Em seu primeiro desfile da Independência como governador do Amapá, Clécio Luís, pontuou a união federativa entre os estados.
“É uma data importante em que se comemora a independência do nosso país, que é continental. Essa data reforça o laço com os outros estados, pois a mesma celebração também está acontecendo em cada canto do país”, pontuou o governador.
Em 2023, o momento cívico iniciou às 16:30h, uma mudança aprovada pela população, já que neste horário a temperatura começa a se tornar mais amena na capital amapaense. A dona de casa Maria das Graças, de 71 anos, veio do bairro Novo Horizonte, na Zona Norte, sozinha, apenas para ver o desfile.
“Todo ano pego minha condução e venho ver os desfiles. Fico feliz de estar aqui”, ressalta a aposentada.
Maria ficou emocionada com a apresentação do Comando Tático Aéreo (GTA) diante de um público que gritava a cada volta do helicóptero. O GTA em seus 17 anos de existência já atendeu mais de 6 mil ocorrências.
O desfile contou com a demonstração da auto escada mecânica do Corpo de Bombeiros, e simulação de ocorrência pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). Também passaram pela avenida instituições civis, como a Maçonaria. O comandante José Lúcio Pereira, de 68 anos, se emocionou ao participar do desfile da antiga Guarda Territorial.
“Estou muito emocionado em desfilar com meus amigos aqui no Sambódromo, exaltando a Independência do Brasil. A Guarda Territorial é uma família pra mim”, enfatizou o comandante.
Entre o público, muitas crianças se animaram para ver o desfile. A pequena Ada Araújo estava ansiosa há uma semana para ver o pai, o cabo do Corpo de Bombeiros Paulo Roberto Araújo, que teve a responsabilidade de conduzir o caminhão que carrega a escada mecânica da marca Magirus.
“É um orgulho muito grande para a gente, ele é uma das poucas pessoas que sabe dirigir esse veículo, então é muito gratificante. E a Ada é muito fã dos bombeiros, por causa do pai”, disse a mãe, Kátia Machado.
O espetáculo apresentado pelas corporações de segurança provocaram emoção e demonstrações de amor à pátria, mantendo vivo o civismo e resgatando a união federativa do Brasil.
Com informações de Alice Valena
Foto: Jorge Júnior/GEA e Gabriel Penha/GEA