Geral

CEA Equatorial orienta clientes quanto ao manuseio de fogos de artifício durante as comemorações de virada de ano

Mesmo após a lei de 2021 que proíbe a população amapaense soltar fogos de artifício com estampido, com aplicação de multa em caso de descumprimento, algumas pessoas não dispensam para as festas de virada de ano o show pirotécnico proporcionado pela queima de fogos, mas para isso, o manuseio com os explosivos requer uma série de medidas de segurança para evitar acidentes e situações de falta de energia.

Um dos maiores problemas relacionados ao uso desses objetos pirotécnicos ocorrem quando eles entram em contato com a rede elétrica, o que pode gerar interrupções no fornecimento de energia e acidentes graves com a população. Caso isso aconteça, o recomendado é contatar a CEA Equatorial o mais rápido possível.


Em caso de acidentes, as pessoas devem manter distância do local do ocorrido e não tentar retirar ou tocar qualquer objeto que esteja preso à rede elétrica. De acordo o executivo de segurança da CEA Equatorial, todos os cuidados devem ser tomados neste momento, presando pela segurança pessoal e do sistema elétrico.

“Orientamos que ao soltar fogos de artifício, certifique-se que ele está dentro dos parâmetros legais e procure um local aberto, livre de rede elétrica. Jamais direcione foguetes, rojões ou quaisquer outros fogos de artifício em direção a rede, postes ou transformadores, acidentes graves, incêndios ou fatalidades poderão ocorrer por essa prática imprudente”, disse.

O executivo alerta ainda para o fato de que fogos de artifícios podem gerar faíscas ou centelhas, com potencial de gerar princípio de incêndio, em situações dessa natureza os bombeiros devem ser acionados, através do 190. Caso o incêndio ocorra em proximidade com a rede elétrica a CEA Equatorial deve ser acionada para avaliação da situação de risco e intervenção. Outra recomendação é que não se deve tocar e nem tentar retirar qualquer objeto que esteja preso a rede, somente os profissionais da Equatorial possuem capacitação e autorização para intervir na rede elétrica e que qualquer intervenção indevida pode agravar uma situação de risco, destaca Gabriel.

Dicas de segurança

  • Não soltar os fogos de artifícios perto da rede elétrica;
  • Todo o material deve ter certificado de garantia;
  • Nunca deixe os explosivos no bolso;
  • Jamais acenda bombas próximo ao rosto;
  • Não estoque fogos em sua casa;
  • Se o foguete falhar, não tente acender de novo;
  • Solte um foguete por vez e ao ar livre;
  • Se ingerir bebida alcoólica, não solte fogos;
  • Somente maiores de idade podem soltar fogos de artifício;
  • Em caso de acidentes com a rede elétrica, as dicas são: Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas; jamais tocar em fios partidos; acionar imediatamente a CEA Equatorial através da Central de Atendimento no 0800 096 0196.