Cidades

CEA Equatorial orienta clientes quanto a pedidos de ligação provisória para o período de carnaval

Pedidos de ligação devem ser feitos com antecedência e orientações de segurança devem ser mantidas para garantir o uso seguro da energia elétrica durante a folia.

 Com a chegada do carnaval, as festas de rua se tornam mais frequentes pelas ruas das cidades. Pensando nisso, a CEA Equatorial alertar os foliões sobre a necessidade de seguir algumas regras em relação ao fornecimento de energia elétrica. A distribuidora orienta aos comerciantes e organizadores das festas que solicitem a ligação provisória de energia com antecedência para garantir a segurança de quem vai brincar na folia e também de quem vai trabalhar nas barracas de bebidas e comidas.

Foto: Divulgação

As ligações provisórias de energia são solicitadas nas agências de atendimento presencial da Distribuidora ou nos postos credenciados dos municípios. O pedido deve ser feito com, no mínimo, cinco dias de antecedência para ligações de Baixa Tensão e 30 dias úteis para ligações atendidas em Média Tensão.

Segundo o gerente de relacionamento com o cliente da CEA Equatorial, Jorgemiro Ferreira, os pedidos de ligação devem ser feito por todos, sem exceção, que desejam ter energia de forma provisória em um estabelecimento, independentemente do tempo que ela será utilizada.

“Seja pessoa física ou jurídica, todos devem realizar o pedido para que sejam atendidos. É importante destacar também que o serviço de está condicionado ao atendimento de critérios técnicos observados no local onde será realizada a ligação, por isso, precisamos que ele seja feito de forma prévia”, disse

Documentação necessária

Na agência ou postos credenciados, o cliente precisa informar o período em que a energia será utilizada, além de apresentar RG, CPF, a relação dos equipamentos que serão usados no estabelecimento, a exemplo da iluminação e equipamentos elétricos e também apresentar o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura. Com essas informações, é calculado o valor do consumo e é emitido um boleto que deve ser pago pelo solicitante. A confirmação de que o pedido de ligação provisória será atendido acontece na agência, após a apresentação do comprovante de pagamento.

A Equatorial ressalta que as ligações clandestinas de energia são proibidas, pois além de colocar em risco a vida das pessoas, ainda compromete a qualidade do fornecimento do serviço.

Segurança

Para o período os foliões precisam também ter atenção redobrada para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. A CEA Equatorial alerta para cuidados relacionados a organização dos blocos, trios elétricos, o uso de serpentinas e confetes, entre outros elementos. Confira as dicas:

  • Não lance objetos na rede elétrica, sejam metálicos ou não;
  • Não instale nenhum enfeite próximo à rede elétrica, pois a rede só pode ser manuseada por profissionais da distribuidora, que são habilitados e possuem preparo técnico para tal função;
  • Os trios elétricos devem ter uma distância mínima de dois metros da fiação elétrica;
  •  Não suba em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;
  • Não faça ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime.

 

Com informações da CEA Grupo Equatorial Energia