Municípios

CEA Equatorial leva energia para mais de três mil clientes na área urbana de oito municípios do Amapá

Compartilhe

Clientes recebiam energia de sistemas irregulares, conhecidos como gambiarras, que representam riscos à segurança.

Desde novembro de 2021, data em que o Grupo Equatorial Energia iniciou suas operações no Amapá, a empresa tem trabalhado em diversas ações para garantir que os amapaenses possam ter em suas casas um acesso à energia elétrica com qualidade e com segurança.

Entre estas ações, está o trabalho de regularização do serviço em áreas urbanas que ainda não eram atendidas pela companhia. Em dois anos, 3.161 clientes passaram a receber os serviços da CEA Equatorial em suas residências, isso significa, mais pessoas com energia de qualidade em casa, com maior segurança o que representa menos oscilações no sistema.

A distribuidora realizou obras em oito municípios no Estado, como Macapá, Santana, Calçoene, Itaubal, Laranjal do Jari, Oiapoque e Porto Grande. Nesses projetos, já foram investidos cerca de R$ 20 milhões.

Durante estes trabalhos, nos dois anos, a distribuidora já implantou 1.936 postes, com 100 quilômetros de redes lançadas, sendo 72,4 quilômetros de rede de baixa tensão e 27,5 quilômetros de média tensão, tudo isso para garantir um sistema de atendimento com mais confiabilidade.

O gerente de obras e manutenção da CEA Equatorial, Adriel Lima, reforça que a prioridade destas iniciativas é a segurança energética, o que permite que os consumidores possam ter acesso a um ambiente firme e confiável.

“Os nossos investimentos são para que todos os nossos clientes e os que ainda não são nossos clientes, estejam recebendo uma energia de forma segura. Toda e qualquer ligação realizada fora dos padrões acarretam uma série de consequência negativas, como incêndios, acidentes fatais e prejuízos gerais para a rede de energia” afirmou.

As ligações irregulares contribuem para oscilações e comprometem a qualidade do fornecimento, além de possibilitar riscos, inclusive com queimas de equipamentos.

Estas ligações, conhecidas também como gambiarras, surgem como consequência do crescimento das cidades e representam um perigo para quem as instala e aos usuários, que além da irregularidade cometida, sobrecarregam o sistema e geram riscos para a região onde estão localizadas.

O gerente de obras e manutenção destaca que também há mais ações previstas para alcançar mais municípios.

“Ainda em 2023, pretendemos levar energia para mais de 1.300 clientes. Para os próximos anos pretendemos buscar sempre novas áreas para serem regularizadas, sem falar que a partir do momento que tornamos esse consumidor um cliente nosso, ele se torna regular com a distribuidora, e se for baixa renda, pode se cadastrar no programa da Tarifa Social Baixa Renda e garantir desconto de até 65% na fatura de energia”, disse.

Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica traz descontos no valor mensal do consumo das famílias, em três faixas de consumo. Para o consumo até 30 quilowatts-hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/mês, o valor a pagar fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%; e apenas a energia consumida acima dos 220 kwh/mês tem custo similar à dos consumidores sem o benefício.

No Estado do Amapá, os consumidores cadastrados na TSEE ainda podem ter a conta 100% paga, se consumirem até 150 quilowatts. Esta medida é possível por meio da cooperação técnica entre a CEA Equatorial e o Governo do Estado.

Os clientes, após se regularizem junto a distribuidora, devem ficar atentos ao uso dos equipamentos, para ter um consumo de acordo com a sua realidade. E para garantir desconto na conta de energia, os consumidores, que se enquadram nos critérios do Programa Tarifa Social Baixa Renda, como ter NIS válido e renda familiar mensal per capita (por pessoa da família) menor ou igual a meio salário mínimo (R$651), podem se inscrever por meio dos canais digitais da Equatorial, seja pela agência virtual, no site www.ap.equatorialenergia.com.br; através da assistente virtual, a Clara, através do Whatsapp pelo (96) 3082-2949; pela Central de Atendimento 24h pelo número 0800 096 0196; através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município e nas agências e postos credenciados de atendimento.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da CEA Grupo Equatorial Energia

Compartilhe