Municípios

CEA Equatorial energiza 10 quilômetros da Nova Linha de Distribuição de Serra do Navio

Os primeiros 10 quilômetros da Nova Linha de Distribuição que atenderá os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e comunidades rurais foram energizados em uma grande operação que ocorreu nesta segunda-feira, 15. Esta ação, que mobilizou 50 profissionais, representa a primeira etapa do trabalho, que vai energizar 32 quilômetros da nova linha em 2023.

(Foto: Divulgação/CEA Equatorial)

O executivo de manutenção de alta tensão da CEA Equatorial, Paulo Morais, explicou que o processo de energização iniciou na Subestação Central, no município de Ferreira Gomes, e se dividiu por outros dois pontos até que chegasse no trecho já construído da linha.
“Essa energização do trecho de 10 quilômetros já proporciona uma melhoria na prestação do serviço aos clientes da região, pois este trecho está localizado em uma área considerada crítica, onde havia muitas ocorrências em razão da fragilidade da linha antiga”, acrescentou.

Nova LD

Energização do trecho da linha inicia na subestação em Ferreira Gomes (Foto: Divulgação/CEA Equatorial)

A Nova Linha de Distribuição terá 116 quilômetros de extensão e será concluída no início de 2024. Ao todo serão mais de 50 mil pessoas beneficiadas na região. O investimento é de R$ 47,5 milhões

Além da importância para o desenvolvimento econômico e social, a obra vai substituir a linha existente que possui mais de 50 anos e uma estrutura precária, em razão do tempo de operação.

Em abril de 2023, a CEA Equatorial recebeu a licença ambiental do Governo do Estado, que possibilitou o início da construção do trecho inicial da obra.

Até a entrega da obra, a empresa trabalhará de forma intensificada na manutenção da rede de distribuição existente na região realizando os serviços de troca de postes, serviços de poda ao longo da rede, substituição de estruturas entre chaves, cruzetas e isoladores.

 

Com informações da ASCOM CEA Equatorial