Cidades

CEA Equatorial dá início a implantação de nova rede em área de ponte, em Macapá

Sistema de medição que já atende aproximadamente 19 mil clientes em Macapá e Santana, será levado para outras áreas de ponte do estado.

Moradores da área de pontes da 18ª avenida do bairro Congós, zona sul de Macapá, terão pela primeira vez acesso à energia elétrica de qualidade fornecida pela CEA Equatorial. No local, que atende cerca de 120 famílias, a distribuidora deu início ao processo de implantação de rede para abastecer as residências que ainda estavam em situação irregular. Com isso, terão a oportunidade de receber o fornecimento de forma segura e tendo assim, acesso a todos os benefícios oportunizados pela empresa.

 O trabalho começará do zero com a instalação de postes, transformadores e uma rede nova. Serão implantados 34 postes e 4 transformadores, sendo 3 destes instalados em área alagada além de 375 metros de rede compacta.

(Foto: Divulgação/ CEA Equatorial)

Segundo o gerente de perdas da CEA Equatorial, Valdeí Coelho, a tecnologia usada para o local é uma das mais sofisticadas do Brasil e garante que os moradores disponham de uma rede segura e otimizada.

“A tecnologia usada para este trabalho garante a melhoria na qualidade do fornecimento de energia, a maior agilidade no atendimento, a maior agilidade também na recomposição do sistema caso ele seja interrompido por algum motivo, além da garantia dessas pessoas de serem atendidas pela distribuidora e terem acesso a um serviço feito com muita segurança, o que não tinham anteriormente a isso”, disse.

A obra será concluída e entregue ainda no primeiro trimestre de 2024 e seguirá avançando para outras pontes do bairro Congós e ainda na capital em bairros como Jardim Marco Zero, Cidade Nova, Araxá, Novo Buritizal, Nova Esperança, Infraero I, Jardim Felicidade, entre outros.

(Foto: Divulgação/ CEA Equatorial)

Consumo consciente e Tarifa Social

Todos os moradores, atendendo ao perfil exigido, poderão receber o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, TSEE, que oferece descontos de até 65% na fatura de energia além de terem a oportunidade também de serem beneficiados pelo programa Luz Paga, do Governo Estadual, com descontos de 100% no valor da conta, além de benefícios que buscam oferecer maior economia de energia como a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED e a troca de geladeiras antigas por novas.

O consumo de forma consciente também é um grande aliado para que moradores consigam maiores descontos nas faturas, por isso, juntamente com o início das obras, equipes percorrem o bairro para esclarecer à população sobre os pontos principais ao receber uma rede nova.

(Foto: Divulgação/ CEA Equatorial)

Resultados

No município de Santana o mesmo projeto, em áreas de ponte, foi iniciado pela CEA Equatorial. O sistema que proporciona automação e melhoria no atendimento aos clientes, já ocupa pouco mais de 4,5 quilômetros instalados no município, apenas em área de ressaca. Em Macapá, 22,5 quilômetros do novo sistema atende moradores, sendo 3 quilômetros apenas para áreas de ponte. Para as duas cidades, somam-se a instalação de 462 transformadores alcançando aproximadamente 19 mil clientes.

(Foto: Divulgação/ CEA Equatorial)

 

Com informações de Assessoria de Imprensa da CEA Grupo Equatorial Energia