Cidades

Castramóvel Itinerante atende no Macapaba até a sexta-feira

Cães fêmeas são novo público-alvo do Castramóvel Itinerante, no habitacional Macapaba

 Os atendimentos do Castramóvel Itinerante da Prefeitura de Macapá continuam para novo público-alvo: cães fêmeas. O serviço segue até a próxima sexta-feira (23). Duas unidades móveis estão à disposição dos moradores, no Habitacional Macapaba I, na Quadra 10, Centrinho.

O objetivo da castração é diminuir a superpopulação de animais errantes em situação de rua, diminuir as crias indesejadas, evitar a proliferação de doenças, bem como combater diversos tipos de patologias.

Para realização do procedimento, os tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal.

Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Podem ser castrados cães fêmeas com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos. Pets no cio ou que amamentam não podem passar pela intervenção cirúrgica. Caso tomaram a vacina antirrábica, são operadas um mês depois da aplicação.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã, com distribuição de senhas. Os donos precisam levar o animal em jejum sólido e líquido no tempo mínimo de oito horas para realização da coleta de material para os exames pré-operatórios. Após o resultado, caso o animal esteja apto para o procedimento, será agendado o retorno à cirurgia.

O responsável deve levar focinheira, guia reforçada e roupas cirúrgicas.

A castração evita o câncer de mama e de útero nas fêmeas; evita o câncer de próstata nos machos, aumenta a longevidade e reduz a agressividade do animal.

A iniciativa faz parte do projeto Castramóvel Itinerante, realizado pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), por meio da Coordenadoria de Saúde, Proteção e Defesa Animal. A expectativa da organização é castrar, em três meses, 900 animais. A Clínica Uptech é a empresa responsável pelas cirurgias.