Cidades

Canais de Macapá estão recebendo ‘rede do bem’ para contenção de resíduos sólidos flutuantes

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), iniciou o projeto EcoBarreiras ‘rede do bem’ para ajudar na limpeza dos canais da cidade. Uma ideia simples e barata que pode amenizar os prejuízos e transtornos nesta época de chuvas.

Foto: Click Comunicação

Uma barreira feita de garrafões de água amarrados em rede de pesca, evita que o lixo se espalhe e facilita a coleta dos resíduos sólidos flutuantes. A contenção é amarrada em árvores de um lado para o outro do canal. Além das ecobarreiras, serviços de desobstrução, roçagem e limpeza estão sendo feitos nos canais.

Foto: Click Comunicação

As redes já foram instaladas em dois canais da capital, do bairro Perpétuo Socorro e Beirol. Outros trinta pontos da cidade devem receber a ‘Rede do Bem’.

Com essa iniciativa será possível amenizar os prejuízos e transtornos causados nesta época de chuvas, principalmente para os moradores próximos de canais.

Foto: secretário de zeladoria urbana – Helson Freitas

O secretário de zeladoria urbana Helson Freitas, também destacou que as barreiras irão evitar que os resíduos cheguem ao Rio Amazonas.

A cada 8 dias, o lixo bloqueado será retirado pelas equipes de limpeza do município. É importante que a população ajude a manter as contenções. Doações de garrafões vencidos podem ser feitas através do descarta treco da prefeitura de Macapá, (96) 98125-1151.