Municípios Saúde

Campanha Vacinal contra a Influenza vai até 31 de maio em Macapá

Cobertura Vacinal contra a Influenza avança e chega em 72,95% na capital. O Resultado reflete nas estratégias de prevenção e tratamento realizadas pela Prefeitura de Macapá

Com a intensificação das iniciativas do “Programa Protege Macapá – Vacine Contra Gripe”, da Prefeitura de Macapá, a capital alcançou até a sexta-feira (26) 72,95% da cobertura vacinal entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde e professores, integrantes do grupo de risco.

A meta das Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e de Saúde (Semsa) é atingir 90% da população macapaense. Cerca de 113.990 doses de imunizantes contra a Influenza foram aplicadas em pouco mais de dois meses.

Meta da Prefeitura é vacinar 90% da população macapaense | Foto: Arthur Alves/PMM

O avanço é resultado das estratégias de prevenção e tratamento realizadas pelas pastas, como a implementação do horário alternativo para funcionamento das salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); busca ativa para a vacinação de todas as pessoas acima dos seis meses e sem comorbidades, por meio de ações itinerantes com equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) em área; vacinação itinerante em creches municipais e outros pontos e adoção de protocolo de tratamento médico para casos diagnosticados.

Foto: Jesiel Braga/PMM

Segundo a comunicação da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde, a Campanha contra a Influenza vai até o dia 31 de maio.

Outros dados

Quantidade de 1ª dose aplicada: 8.529
2ª dose: 4.282
Dose única: 101.179
Cobertura vacinal nos povos indígenas: 122,48%

Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Confira os Pontos Itinerantes do sábado (27):

– Rampa do Santa Inês, na Orla de Macapá. Horário: 5h às 7h. Imunizantes: Influenza e Rotina;

– Polo Técnico do Grupo Madre Tereza: Avenida dos Bacuris, 411, no Loteamento Açaí. Horário: 8h às 12h. Imunizantes: Influenza e Bivalente;

– Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela): Rodovia Josmar Chaves Pinto, 934, atrás do Paris Motel, bairro Universidade. Horário: 8h às 13h. Imunizantes: Influenza, Covid-19 adulto e infantil e Rotina.

– Praça Floriano Peixoto. Horário: 9h às 14h. Imunizante: Influenza

– Praça da Rodovia do Curiaú. Horário: 9h às 14h. Imunizante: Influenza

 

 

Com informações de Luiz Felype Santos – Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde