Saúde

Caminhada da Apouva em alusão ao Outubro Rosa vai reforçar a importância da luta contra o câncer de mama

A Associação de Pacientes Oncológicos Unidos pela Vida e pelo Amor (Apouva), que neste mês de outubro vem realizando várias ações de incentivo a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mana, vai realizar na quinta-feira, 19, uma caminhada “Unindo os Laços pela Vida e pelo Amor”.

A ideia é sensibilizar as mulheres para os cuidados com sua saúde, encorajando-as para que busquem exames preventivos do útero e da mama.

A Apouva que surgiu em 2019, já perdeu muitas mulheres para a doença, mas o grupo se mantém acolhendo pacientes oncológicas que lutam pela vida.

Atualmente, cerca de duzentas pacientes são assistidas pela Associação que funciona na Zona Norte de Macapá.

A concentração da caminhada será às 16h, no Píer do Santa Inês.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas a doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física e Mulheres a partir dos 40 anos devem fazer a mamografia.