Saúde

Caderneta de vacinação dos alunos será atualizada dentro das escolas estaduais

Crianças e adolescentes matriculados poderão receber doses de imunizantes contra o sarampo, HPV e meningite.

Mais de 400 alunos da rede pública de ensino do estado devem atualizar o cartão de vacina durante a mobilização organizada pelo Governo do Amapá para imunizar o público de 9 a 15 anos contra o sarampo, HPV e meningite. A ação inicia na sexta-feira, 15, a partir das 9h, na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no Centro de Macapá, e vai percorrer outras 85 instituições.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), responsável pela vacinação, foram disponibilizadas 20 mil doses da vacina contra o sarampo; mais 20 mil contra o HPV (infecção viral transmitida por contato de pele e por via sexual); e 10 mil contra a meningite.

O superintendente da SVS, Cassio Peterka, explica que a estratégia de ampliar a vacinação e garantir a imunização de crianças e adolescentes ganhou o incentivo do Governo Federal, com aporte financeiro para custear a vacinação nas escolas.

“Nós temos um público que precisa completar a caderneta. Levar a vacinação até à escola facilita e garante a imunização dos nossos estudantes da rede pública. O Amapá recebeu mais de 316 mil reais para reforçar a busca ativa e ampliar a cobertura vacinal, reduzindo o número de não vacinados”, pontuou Peterka.

Foto: Mônica Silva/SVS

O trabalho também vai atender os alunos da rede municipal de ensino e do interior do estado. “A ação terá como foco três vacinas, mas vamos levar outros imunizantes. O objetivo é atualizar a carteira de vacinação dos alunos e assim aumentar a cobertura vacinal”, explicou a coordenadora estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica.

 

Com informações de Mônica Silva