Geral

Auditores Fiscais Federais Agropecuários participam hoje do Dia Nacional da Mobilização

O movimento reivindica melhorias no serviço público e reajuste salarial, e é contra a PEC 32. Durante todo o dia, os Affas não vão acessar os sistemas eletrônicos do Ministério da Agricultura e Pecuária

Nesta terça-feira, dia 3 de outubro, Auditores Fiscais Federais Agropecuários não farão acesso aos sistemas eletrônicos do Ministério da Agricultura e Pecuária. O movimento faz parte do Dia Nacional da Mobilização da categoria em defesa do serviço público, por reajuste salarial – com inclusão de recurso previsto na Lei Orçamentária Anual 2024 –, e contra a PEC 32 – considerada nociva ao serviço público e à sociedade brasileira como um todo, por fragilizar o sistema.

O dia nacional sem sistemas, deliberado no último dia 26, terá 24 Horas sem qualquer acesso aos sistemas do MAPA e durante toda a mobilização haverá transmissão ao vivo das atividades para engajar a carreira.

A iniciativa tem como intuito pressionar as autoridades a avançar nas propostas de melhorias à categoria e impactar a opinião pública. Durante todo o dia não serão possíveis aprovações nos sistemas informatizados (SEI, SIGVIG, SIGVIG EMBALAGEM, SISCOMEX, SIGSIF, PORTAL ÚNICO, SIPEAGRO, AGROFIT, RENASEM). Além disso, a inspeção de embalagem e suportes de madeira estará fora de sistema e também não serão emitidos qualquer tipo de certificação e nem encaminhados e-mails institucionais. O desembaraço regular de cargas e emissão de documentos também não será acessado ao longo da mobilização.

Não serão alcançados pela mobilização as ações e processos relativos às emergências zoossanitárias e fitossanitárias, liberação de cargas vivas e perecíveis que possam ser comprometidas e de cargas e análises que envolvam urgência de saúde pública e sanidade agropecuária, assim como a fiscalização de bagagem acompanhada de passageiros e provisão de bordo e o acompanhamento do abate.