Saúde

Atendimento no Hospital de Emergências em Macapá será reforçado durante o Carnaval

O Governo do Amapá vai reforçar o atendimento do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz (HE) durante o Carnaval. O esquema inclui mais trabalhadores, medicamentos e insumos nos dias de desfile das escolas de samba, em 17 e 18 de fevereiro e na passagem do tradicional do bloco “A Banda”, em 21 de fevereiro.

A escala de profissionais do HE foi duplicada. Um reforço formado por médicos, técnicos e enfermeiros fará os atendimentos nos ambulatórios clínicos e de trauma e do Centro Cirúrgico, onde a demanda aumenta consideravelmente no período carnavalesco.

O hospital manterá, ainda, os plantões e sobreavisos, se for preciso acionar mais profissionais e haverá médicos da escala diária nas portas de entrada do HE.

“Teremos reforço na equipe técnica e orientamos a população a procurar as unidades de saúde em caso de extrema necessidade”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli. Foto: Gabriel Maciel

 

Quando procurar o HE?

A Sesa orienta que a população procure o HE em casos de alta complexidade e emergência, como fraturas expostas, dificuldade de respiração e necessidade de oxigênio.

Ocorrências de menor potencial, como pequenos cortes e ferimentos leves, devem ser direcionadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Mais reforços

O esquema de preparação para o Carnaval também terá reforço de profissionais no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Infantil (PAI), UPA’s da Zona Sul e Zona Norte e Unidade Mista dos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque.

No município de Santana, onde os dias de folia também terão grandes programações, o reforço ocorrerá nos ambulatórios, porta de entrada de trauma e clínico. Também haverá plantões extras, sobreaviso e atendimento com especialistas, em caso de necessidade.

Foto: Márcio Pinheiro / Maksuel Martins

Texto: Cássia Lima