Educação Municípios

Aposentada que se formou aos 75 anos comemora: “Um grande recomeço na minha vida”

Uma grande vitória! Foi assim que Maria Domingas Coelho, de 75 anos, celebrou a conquista do ensino fundamental através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que formou 25 alunos. A cerimônia aconteceu durante o fim de semana no município de Pedra Branca do Amapari.

Natural do estado do Pará, a aposentada decidiu dar mais um passo em sua vida. Ao lado dos outros colegas da Escola Municipal São Pedro, Maria Domingas realizou o sonho interrompido na infância: “Um grande recomeço na minha vida ”, afirmou. Quando criança, Dona Maria e seus irmãos nunca tiveram contato com a escola em razão da dificuldade de acesso e condições financeiras. Durante esse tempo, ela não conseguiu dar sequência aos estudos, o que só aconteceu depois que a aposentadoria veio.

Os idosos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) fazem parte de uma parcela da população brasileira que não teve oportunidade de frequentar a sala de aula no tempo regular. As aulas são desenvolvidas de maneira interdisciplinar por meio de eixos temáticos. No desenvolvimento dessas temáticas, são transmitidos os conteúdos das disciplinas formais.

Na sala de aula aos 61 anos

José Novaes Alfaia Silva viveu a infância, adolescência e início da juventude em uma casa simples no interior do Maranhão e teve que trabalhar desde cedo para garantir o sustento dos seus irmãos e familiares. No entanto, a vontade de entrar numa sala de aula falou mais alto e o agricultor criou coragem e decidiu concluir o ensino fundamental.

“Eu nunca tive oportunidade de estudar. Viemos de uma família muito simples e mudamos muito de casa. Não tinha a facilidade de hoje. Enquanto eu tiver vida, vou estudar”, garante o idoso.