Geral

Amapá sedia 40º Encontro Nacional da Abrasel que integra turismo e gastronomia

Nesta segunda-feira (18) inicia e vai até sábado (23), o 40º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que retorna a região norte após dez anos. A ideia é colocar em evidência o crescimento do setor de alimentação fora do lar, impulsionar o turismo e colocar o Amapá na rota de grandes eventos, compromisso firmado no Plano de Governo atual. A programação deve atrair mais de duas mil pessoas no estado.

Com mais de seis milhões de empregos diretos e indiretos, o setor de alimentação representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No Amapá, foram mais de 3,5 mil novos postos de trabalho diretos criados em 2023, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O segmento de alimentação gera emprego e renda. Eventos como esse discutem as mudanças que o mercado sofre diante das dificuldades e o que pode ser feito. Além disso, mostra para os que vêm de fora, o potencial e a riqueza da nossa gastronomia regional”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.

Com o encontro, a expectativa é movimentar a economia, como ocorreu com o Startup20, em fevereiro, e o Carnaval 2024, além de outras atividades que impulsionaram o setor no Amapá no último ano.

Os participantes, de diferentes estados, terão a oportunidade de mergulhar na diversidade gastronômica amapaense, experimentando itens como o açaí e o camarão no bafo, além de conhecer empresas locais em processo de expansão no mercado nacional, promovendo trocas culturais e a valorização dos produtos regionais.

Com o tema “Sustentabilidade e Eficiência na Gestão de Negócios Gastronômicos”, o encontro busca também promover a profissionalização dos empreendedores locais e o turismo gastronômico do Amapá. As inscrições podem ser feitas pela internet.

https://www.encontroabrasel.com.br/