Saúde

Amapá registra 3 mortes de crianças por síndrome respiratória grave

Compartilhe

Foi confirmada nesta segunda-feira, dia 15, a terceira morte após o Decreto de situação de emergência em Saúde em decorrência de um surto de síndromes gripais no Amapá. Segundo boletim divulgado pelo Governo do Estado, atualmente mais de 150 crianças estão internadas com síndromes respiratórias agudas graves, sendo que mais de 30 delas estão entubadas em UTIS.

O governo do Amapá intensificou medidas para combater o surto, como ampliação de leitos no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). São 155 leitos, e se trabalha para a abertura de mais 90 até a próxima sexta-feira, dia 19. Em Santana foram instalados 30 novos leitos num hospital da rede particular.

O Governador do Amapá, Clécio Luís Vieira, disse em entrevista, que tem falado com a Ministra da Saúde, organização Pan-americana de Saúde, e que vai chegar no estado a partir desta terça-feira, 16, uma Força Nacional de Saúde, com sanitaristas e outros profissionais, “o Ministério da saúde abriu uma busca ativa de pediatras no Brasil que queiram vir de forma emergencial para o Amapá enquanto dure esse surto dessas síndromes gripais”, destacou o governador.

A Secretaria de Saúde do Estado destacou que todas as medidas estão sendo feitas no sentido de oferecer medicamentos, materiais, profissionais, novos leitos, mas o que vai resolver é a vacinação. Segundo dados do Estado, as crianças que estão agravando são aquelas que não se vacinaram ou que não completaram a cobertura vacinal, na faixa etária de 7 meses a 6 anos.

A orientação aos pais é que nos primeiros sinais e sintomas gripais do filho, procure uma unidade de saúde para que a criança possa ser avaliada.

“muitas crianças chegam em estado grave, estão sendo transferidas de outros municípios também para que possam chegar ao HCA que é a única referência no estado de UTI pediátrica, é por isso, esse índice de crianças” conclui a Secretária de Saúde Silvana Vedovelli.

Compartilhe