Cidades

Amapá receberá Caravana Embrapa FertBrasil

A Caravana Embrapa FertBrasil vai aportar no estado do Amapá no dia 7 de junho deste ano, com uma programação especializada e presencial sobre boas práticas para aumento da eficiência de fertilizantes. Produtores, técnicos de extensão rural e de cooperativas, sindicatos e associações dos diversos municípios do Amapá estão sendo mobilizados para o evento, que será realizado na sede da Embrapa Amapá, em Macapá, das 8h às 12h.

As inscrições são gratuitas e serão abertas neste mês de abril, exclusivamente pelo site https://www.embrapa.br/caravana-embrapa-fertbrasil. Serão disponibilizadas 150 inscrições. Na manhã desta terça-feira, 4/4, a comissão técnica local (pesquisadores Nagib Melém e Valeria Bezerra, e analista Aline Furtado) fez uma apresentação detalhadas desta iniciativa para parceiros, no auditório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Eficiência no uso de fertilizantes

O principal objetivo da Caravana é promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo. Serão apresentadas tecnologias e boas práticas de manejo de solo, água e plantas. O coordenador da comissão técnica local, pesquisador Nagib Melém, explicou que a Caravana FertBrasil é uma jornada itinerante que está percorrendo 48 pólos agrícolas do país, para divulgar e debater o uso de tecnologias para potencializar a eficiência econômica e agronômica dos fertilizantes e insumos para diversas culturas. “A meta é capacitar em torno de 10 mil profissionais e lideranças rurais que atuam em 10 macrorregiões produtivas do Brasil, atingindo mais de 70 milhões de hectares de área agrícola”, destacou Melém.

A pesquisadora Valeria Bezerra explicou que, além deste evento presencial no dia 7 de junho, a Caravana oferta também conhecimento tecnológico nas plataformas digitais, a exemplo do e-Campo, um espaço destinado a capacitações on-line, em linguagem didática e de fácil entendimento.

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma iniciativa da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE/PR), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no âmbito do Plano Nacional de Fertilizantes. O estado do Amapá foi inserido na macrorregião 8, que abrange os pólos de Redenção e Paragominas (PA), e os pólos Santarém (PA) e Macapá (AP).

Caravana FertBrasil conta com parcerias locais

Dentre os presentes na apresentação da Caravana Embrapa FertBasil, estavam o chefe-geral da Embrapa Amapá, Antonio Claudio Almeida de Carvalho; o chefe adjunto de Transferência de Tecnologias, Jô de Lima; o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Kelson Vaz; o coordenador de manejo sustentável do Instituto Estadual de Desenvolvimento Rural (Rurap), Mário Loureiro (representando o diretor-presidente do órgão, Dorival Santos); a gerente de Atendimento da Unidade Agronegócio e Indústria do Sebrae, Larissa Queiroz; a professora da Universidade Federal do Amapá, Cláudia Chelala; o diretor técnico do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), Allan Kardec; além de gestores e representantes de diversas instituições, como Crea Amapá (presidente Edson Kuwahara), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Amapá (presidente Telison Rosa), Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (Luiz Takiyama), Senar Amapá (Francisco Rocha), e o empreendedor do ramo de fertilizantes Thyago Magnum Amorim Monteiro.

Programação da Caravana FertBrasil em Macapá (AP). Dia 7 de junho de 2023

Abertura. Apresentação sobre a Contextualização da produção agropecuária no Amapá – Professora e pesquisadora Cláudia Chelala – Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Módulo 1- Aptidão agrícola, pedologia aplicada, zoneamento agroclimático – Ferramentas para o planejamento agrícola – Nagib Melém – Embrapa Amapá.

Módulo 2. Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes e insumos para a nutrição de Plantas. • Fabiano Daniel de Bona – Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS).

Módulo 3– Novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às Plantas (nanofertilizantes, organominerais, remineralizadores, bioinsumos, etc). Alberto Bernardi – Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP).

Módulo 4– Tecnologias Digitais e Sistemas de informação para recomendação de fertilizantes. (a confirmar o palestrante).

Módulo 5– Tecnologias e práticas de manejo para a Sustentabilidade Agroambiental (Sistemas Integrados, ILPF, Plantio Direto, Rotação de culturas) – Emerson Borghi – Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/ (MG).

 

Texto: Dulcivânia Freitas