Parlamento Segurança

Amapá recebe nesta quinta-feira,27, o primeiro caminhão com autoescada mecânica

De origem alemã, veículo é considerado primordial para salvamentos e combate a incêndios

Depois de anos, o Amapá recebe, nesta quinta-feira (27), o primeiro caminhão com autoescada mecânica, de origem alemã e considerado primordial para casos de salvamento de pessoas em situação de risco e combate a incêndios.  Os recursos para a compra do veículo, no valor de R$ 8 milhões, foram conseguidos e articulados pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), ainda em 2020. No Brasil, somente o Amapá e o Acre não possuíam o equipamento com a “escada magirus”, capaz de alcançar prédios altos, além de ser acionada por mecanismo hidráulico e controlada por sistema eletrônico, gerenciado por computador.

As tratativas para a compra do veículo inovador para o Amapá começaram ainda na gestão do ex-governador e atual ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e foram continuadas pelo atual governador Clécio Luís. Durante a entrega do caminhão, nesta quinta-feira, será feita uma apresentação, por parte do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP), para que a população entenda os benefícios de se ter um modelo com esse para o estado. Principalmente porque, devido à “verticalização das cidades”, com edifícios cada vez mais altos, os acessos para prevenção e combate a diferentes tipos de incidentes também precisam ser modernizados.

“Estamos muito felizes com essa grande conquista para nosso Amapá: o primeiro caminhão com escada magirus da história do nosso estado. Esse equipamento é considerado, por especialistas de diferentes setores, indispensável para combater incêndios, para o salvamento de vidas com eficiência e para o resgate em prédios altos. Então, sem sombra de dúvida, é um sonho que se torna realidade para nosso estado, levando mais segurança para toda nossa população amapaense”, disse Alcolumbre.

 

Serviços:
Evento: entrega do primeiro caminhão com escada magirus do Amapá.
Horário: 11h
Local: Entrada da Fortaleza de São José de Macapá