Os alunos do curso técnico em Administração do SENAI estão dando um exemplo inspirador de inovação por meio de um projeto que envolveu a transformação de materiais recicláveis em objetos funcionais. Utilizando garrafas PET, rolinhos de papel higiênico, caixas de papelão, CDs e lâmpadas, os estudantes deram uma nova vida a esses itens, criando brinquedos, artigos de escritório, objetos de decoração e pulseiras.
Além da reciclagem, foi aplicado o conteúdo de logística reversa na atividade, um conceito que se concentra na coleta e restituição de resíduos ao setor empresarial, contribuindo para o ciclo sustentável da produção. Demonstraram sua criatividade e habilidades práticas, e também entenderam a importância de incorporar iniciativas ambientalmente responsáveis em suas atividades.
O instrutor Leandro Farias destacou que é inacreditável que ainda exista desperdício de materiais que poderiam ser reciclados. “À medida em que aprenderam sobre a coletar dos resíduos que seriam descartados no lixo, os mesmos estão respeitando o meio ambiente e devolveram para o mercado produtos que vão ser comercializados”, disse.

Além das habilidades técnicas, o projeto também enriqueceu as competências socioemocionais dos estudantes. Pois, enfrentaram desafios para confeccionar novos produtos e liderar as equipes. Essas experiências durante o curso são fundamentais para o mercado de trabalho.
Anhy Lobo pontuou que por meio da atividade enxergou uma oportunidade de empreender respeitando o meio ambiente. “Reciclar também pode ser sinônimo de lucro. A ideia é gerar renda transformando resíduos em objetos que podem ser usados em escritórios como porta-lápis e porta-objetos”, frisou.
Trabalhar juntos na seleção de materiais, no planejamento dos projetos e na execução das transformações permitiu-lhes a oportunidade de aprender e compartilhar ideias de maneira colaborativa. A atividade não apenas destaca suas habilidades individuais, mas também reflete a importância de abordagens criativas e sustentáveis na formação de futuros profissionais.